CANTINHO DA TIA NEL

CANTINHO DA TIA NEL

VOCÊ VEIO...

terça-feira, 27 de março de 2012

Dia do Circo - 27 de março

O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.

Seu pai havia sido dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.

A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.

Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza.

Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.

Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro.

Em dois de agosto de 1931 recebeu uma homenagem de Mário de Andrade, através de uma crônica que demonstrava seu encantamento com a arte do circo de Piolim.

Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.

Pesquisa: Brasilescola.com

sexta-feira, 23 de março de 2012

DIA DO METEOROLOGISTA - 23 DE MARÇO

DIA DO METEOROLOGISTA

O dia vinte e três de março foi escolhido como o dia internacional do meteorologista, pois nesta data fundou-se a Organização Mundial de Meteorologia.
A meteorologia é uma área de estudo que utiliza conhecimentos da física e da matemática, aplicando-os às alterações da atmosfera e das variações do clima.
Os profissionais formados nessa área podem trabalhar com pesquisas, estudando a formação das nuvens, as mudanças climáticas, a poluição do ar, fenômenos como frentes frias, correntes de ar, tempestades, furacões, o “El Niño”, dentre outros.
Todos os dias podemos ver nos jornais da televisão, as chamadas sobre o tempo, o clima em nosso país. Jornais escritos, revistas, internet e rádio também apresentam essas informações.
Na televisão, normalmente aparece um mapa do Brasil ou da região em que o meteorologista apresenta. Com as mãos, ele vai mostrando as temperaturas, as frentes frias ou secas, as chuvas ou tempestades, enfim, todas as características que teremos naquele dia.
Essas informações são colhidas através de aparelhos próprios espalhados por todo o território nacional, nas estações de monitoração do tempo, que enviam mensagens via satélite, dando maior precisão sobre aquele período. Estes também estão colocados em navios, balões e aviões, podendo registrar as temperaturas em outras localidades.
A meteorologia é importante para nossas vidas, pois através dela consegue-se assegurar a qualidade nas plantações e evitar catástrofes.
Fonte: www.mundoeducacao.com

quinta-feira, 22 de março de 2012

Declaração Universal dos Direitos da Água

Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Pesquisei no site www.suapesquisa.com

Dia Mundial da Água- 22 de março


História do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Pesquisa feita no site www.suapesquisa.com

domingo, 18 de março de 2012

Avaliação em Ensino Religioso- Texto Parábola


Elaborei mais uma Avaliação em Ensino Religioso para o 4º ou 5º Ano. É só copiar e colar no word que está prontinha para aplicar para os seus alunos. Bom trabalho professor!

ESCOLA:______________________________________________
DIRETOR:_____________________________________________
PROFESSOR:__________________________________________
ALUNO (A):____________________________________________

AVALIAÇÃO EM ENSINO RELIGIOSO

Parábola do Filho Pródigo.
"Um certo homem tinha dois filhos; E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai tem abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei Ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado de teu filho; fazei-me como um dos teus jornaleiros. E, levantando-se, foi para seu pai; e quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa o melhor vestido, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos e alegremo-nos; Porque este meu filho estava morto e reviveu, tinha-se perdido e foi achado. E começaram a alegrar-se" (Lc 15:11-24).

INTERPRETANDO O TEXTO
1- Qual dos filhos disse a seguinte frase? “Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence”.
_____________________________________________________________

2- Depois que o filho viajou para bem longe o que aconteceu? Explique com suas palavras.
____________________________________________________________________________________________________________________________

3- Por que você acha que ele desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam?
____________________________________________________________________________________________________________________________

4- Marque a alternativa correta.
O emprego que o cidadão conseguiu para o jovem foi para cuidar de :
a- ( ) Ovelhas b- ( ) gados c - ( ) porcos d- ( ) galinhas

5- Complete as frases de acordo com o texto.
a) Quantos jornaleiros de meu pai tem abundância de ____________
___________________________________________________________.
b) Levantar-me-ei, ____________________________________________. ____________________________________________________________.

6- O que o filho disse quando beijou o seu pai? ______________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
7- Procure no caça- palavras, algumas palavras citadas no texto.
Porcos - jornaleiros - vestido - anel - alparcas - bezerro
A
S
X
C
B
M
S
B
J
B
A
A
V
A
S
E
R
J
O
R
T
H
E
S
L
E
K
K
D
D
C
I
J
Y
G
Z
E
P
S
Q
X
C
R
Z
C
B
A
N
E
L
A
T
Y
Y
O
E
T
U
L
Y
F
R
T
R
I
Q
P
A
F
H
J
K
D
G
R
I
C
D
J
O
R
N
A
L
E
I
R
O
S
A
O
X
C
V
B
N
A
S
D
G
H
J
S
S
8- O que o pai disse aos seus servos? _______________________
___________________________________________________________________________________________________________.

9- Na sua opinião você acha correto o que o filho fez? Explique com suas palavras.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
10- Se você tivesse a oportunidade de encontrar com esse filho que foi embora de casa, o que você diria? ______________________________________________________________
______________________________________________________________.
Boa sorte!
Beijos da tia Nel

quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia da Escola 15 de Março


A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.

Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades.

Desde pequeninos, nós precisamos de contato. O primeiro núcleo de contato que conhecemos é a família. A escola é que separa o indivíduo da família e ajuda a preparar a criança para as regras e os limites da vida em sociedade. É o principal espaço que possibilita a convivência e a socialização.

Acompanhar o desenvolvimento de um aluno é missão das mais importantes. Cada fase da nossa vida é marcada por diferentes necessidades e capacidades a serem exploradas; estamos sempre aprendendo e nos adaptando a novas situações. A escola é, então, um referencial do nosso crescimento e precisa oferecer aos alunos as condições necessárias para que cada fase seja atravessada da melhor forma possível.

Além disso, enquanto ainda somos estudantes, passamos grande parte do nosso dia na escola. Se você já passou muitos anos estudando na mesma escola, sabe como as pessoas vão se conhecendo melhor e como são formados laços que às vezes ficam para a vida inteira.

Por outro lado, se você já esteve em diferentes escolas, é capaz de perceber como cada uma tem regras diferentes, espaços físicos diferentes, professores, inspetores, luz, cheiro, festas diferentes. E dá até para ver como cada um destes elementos foi importante para você gostar ou não da escola, e até mesmo sair dela.

Uma boa escola é aquela que permite o desenvolvimento integral do aluno. Isto inclui aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, com a ajuda da família e da comunidade.

Pesquisa no google

Avaliação em Ensino Religioso

Me pediram e aí está mais uma avaliação que elaborei para o 1º Bimestre.
Aguardem!! Logo logo, estarei postando mais.

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL _________

DIRETORA: _________________________________________
COORDENADORA: ___________________________________
PROFESSORA: ______________________________________
ALUNO (A) ___________________________________________Nº _____
ANO: 5º TURMA: ____ TURNO: __________EDENÇÃO- PA ____/___/10
NOTA______
AVALIAÇÃO EM ENSINO RELIGIOSO- 1º BIMESTRE

A diferença entre amor e amizade
Perguntei a um sábio a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade:
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade, compreensão.
O Amor é plantado e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.

ENTENDENDO O TEXTO

1- De acordo com o texto quem era a pessoa que explicava sobre a diferença entre amor e amizade? (0,5)
___________________________________________________________

2- Complete as frases de acordo com o texto. (0,5)

a) Se o amor nos dá asas, a Amizade nos dá o ________.

b) No ________ há mais carinho, na Amizade, _____________ .

3- O autor diz que o Amor é plantado e com carinho cultivado, mas a amizade vem de que forma? (0,5)
________________________________________________________________________________________________________________________

4- Você tem uma amizade verdadeira? Quem é o seu melhor amigo? (0,5)
____________________________________________________________

5- Você acha importante termos amigos? Por quê? (1,0)
________________________________________________________________________________________________________________________

6- De acordo com o texto, como que é uma amizade concreta? (0,5)
________________________________________________________________________________________________________________________

7- Marque a alternativa verdadeira de acordo com o texto. (0,5)

a) ( ) No Amor há mais carinho, na Amizade, o coração.

b) ( ) O Amor é mais sensível, a Amizade mais segura

c) ( ) O Amor é plantado e com carinho regado.

8) O que você acha que acontece com uma pessoa que não tem amigos? (0,5)
________________________________________________________________________________________________________________________

9- Retire do texto uma frase que mais lhe chamou atenção. (1,0)
________________________________________________________________________________________________________________________

10- Dê sentindo as frases completando-as de acordo com o texto. (1,0)
A amizade vem _____________
A amizade mais _____________
A amizade é _____________

Boa sorte!
Beijos da tia Nel

segunda-feira, 12 de março de 2012

DIA NACIONAL DA POESIA

Poesia não é só um texto que se divide em estrofes e versos. Poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. O poema é a forma em que a poesia se expressa com a linguagem escrita. No poema, as palavras se combinam de uma forma especial:

"Muitas delas (as palavras) se combinam de tal forma que evidenciam terem sido selecionadas não só pelo seu significado, mas também pelo seu significante, com o intuito de sugerir formas, cores, odores, sons, criar imagens, etc. Isso é o que observamos quando lemos, vemos ou ouvimos, um poema. Além disso, das palavras emana uma espécie de melodia, um ritmo, decorrente da forma como o poema é composto." (CEREJA, 1995)

Se o poema é uma forma de poesia, podemos nos perguntar: e o que é poesia? O dicionário pode nos ajudar:

Poesia - arte de escrever em verso; composição poética; inspiração; o que despertar o sentimento do belo. (Dicionário Silveira Bueno)

Através dessa definição podemos perceber que o dia da poesia é um dia para nos envolvermos com a natureza, com os sentimentos e sensações do mundo ao nosso redor. E claro, um dia para conhecermos mais a poesia de nosso país que é elogiada no mundo inteiro.

O dia 14 de março foi escolhido em homenagem ao grande poeta Castro Alves, é o dia do nascimento do escritor baiano famoso pelos seus versos românticos como os de "Navio Negreiro".

Pesquisa no www.sitedeliteratura.com


Gosto muito desse poema. Ele define direitinho o que é a poesia.


TEM TUDO A VER
Elias José


A poesia
tem tudo a ver
com tua dor e alegrias,
com as cores, as formas, os cheiros,
os sabores e a música
do mundo.

A poesia
tem tudo a ver
com o sorriso da criança,
o diálogo dos namorados,
as lágrimas diante da morte,
os olhos pedindo pão.

A poesia
tem tudo a ver
com a plumagem, o vôo e o canto,
a veloz acrobacia dos peixes,
as cores todas do arco-íris,
o ritmo dos rios e cachoeiras,
o brilho da lua, do sol e das estrelas,
a explosão em verde, em flores e frutos.

A poesia
- é só abrir os olhos e ver –
tem tudo a ver
com tudo.

DIA DO BIBLIOTECÁRIO


DIA DO BIBLIOTECÁRIO

No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 , a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre.

Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, em 1906 e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.

Considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.

Manuel Bastos Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, nada melhor do que a data de seu nascimento para celebrar o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.