CANTINHO DA TIA NEL

CANTINHO DA TIA NEL

VOCÊ VEIO...

sábado, 3 de janeiro de 2015

Atividades 1º Dia de Aula

ATIVIDADES PARA OS PRIMEIROS DIAS DE AULA

Nas primeiras semanas a adaptação, a conquista será o mais importante. Atividades lúdicas e atraentes irão auxiliar os professores a preencherem com qualidade as preciosas horas que passarão com as crianças.
Aproveite para observar as características e personalidades de cada um nesse momento, isso auxiliará na construção e/ou definição do projeto que irá trabalhar com a turminha.
Em nosso caso temos o horário de adaptação reduzido a peculiar diferença de dividirmos nosso horário de sala com outro colega, então ficamos meio período de aula dentro de sala e meio período fora todos os dias.
As atividades para fora de sala poderão constar:

-Passeio para conhecer as dependências físicas e pessoas da escola;
-Rodinhas antes de usar cada espaço para combinar as regrinhas de convívio e segurança necessárias;
-Brincadeiras para identificação do pré-nome dos colegas(algumas já postadas)

...Quem é?
Nessa brincadeira, em rodinha os alunos tentarão apontar e falar o nome de algum dos colegas. Se acertar pode ganhar um prêmio de incentivo(bala por exemplo). Ideal para o segundo dia em diante.
Variar indicando uma criança para que outra identifique. Exemplo: Quem está do seu lado? Quem é a criança de sapato azul?

...Apresentação Gestual
Em rodinha, sentados ou de pé.
De uma em uma, cada criança irá dizer o seu nome e fazer um gesto com as mãos ou corpo.
As demais repetem o nome e o gesto feito.
A brincadeira segue até que todos tenham dito o nome e feito um gesto.
À medida que forem desinibindo, incentivar a elaborar mais os gestos e movimentar mais o corpo, por exemplo indo atá o centro da roda com seu gesto.
Caso alguma criança não faça gesto algum não insista, imite a posição em que ela está e dê continuidade sem constrangê-la, em breve irá participar como as outras.
-Brincadeiras de socialização e contato:
...Aratátá
Em rodinha.
Para cada palavra um gesto:
Aratatá- bater mãos nas pernas
Guli-guli-guli- tocar como cócegas no ombro do amigo da direita
Aratatá- bater mãos nas pernas
Auê- movimentar braços para direita
Auê- movimentar braços para esquerda
Guli-guli-guli- tocar como cócegas no ombro do amigo da direita
Aratatá- bater mãos nas pernas
...Aumentar a complexidade batendo nas pernas dos amigos da esquerda no Aratatá.
...Depois fazer os gestos todos e rodar a rodinha para direita etc

...Brincadeiras tradicionais: Corre-cutia, Anelzinho, soprar bolhas de sabão, bambolê, pular corda etc( aproveite pra conhecer as habilidades deles)

-Atividades para dentro da sala
...Quantos somos
..Contar meninos e meninas presentes com os crachás. Cada um coloca seu crachá no quadro de pregas ou afixado no quadro com fita adesiva e realizar a contagem. Depois ver quem consegue, um a um pegar o seu crachá de volta;
..Distribuir palitos com o pré-nome deixando que cada um identifique os seu e depois realizar a contagem como feito com os crachás;
..Pedir que desenhem seus auto-retratos num pedaço de cartolina e usar os "bonequinhos" de cada um para contar meninos e meninas;

...Oba! Chegamos na escola!
Pedir que cada um desenhe a si mesmo num retângulo de papel. Depois recortar o contorno do boneco(ou deixar que recortem se já forem alunos conhecidos ou que tenham frequentado a escola no ano anterior) e colar em uma cartolina com a forma da escola. Cada criança pode escrever seu nome perto de si ou colar um palito com seu nome.Fica show!

...Já conheço a minha professora!
Incentivar as crianças a dizerem oralmente suas(da professora) próprias características fisicas, vestuário, acessórios, nome etc.
Depois, em rodinha ou mesa grande(se der pode juntar as mesinhas todas) ir incentivando o grupo a desenhar a professora. Cada um desenhará uma parte. "O que vamos desenhar primeiro?" "E agora?" "Quem quer desenhar esta parte?"
Atente para que todos participem. Sugerimos usar cartolina e pincel atômico ponta fina nessa atividade.
Por fim cada criança poderá desenhar sua professora completa individualmente no caderno de desenho. Ah, o cartaz do lindo retrato coletivo você expõe na sala.

...Modelagem com massinha de modelar
Livre ou específica: quero ver quem consegue modelar-se; quem consegue modelar a letra do seu nome; do nome do seu colega; modelar a quantidade de velinhas que representa sua idade etc.Se já tiver contado alguma história pode modelar livremente ou de forma dirigida alguma personagem.
...Pintura com tinta
de preferência livre já que nesse comecinho ainda estamos conhecendo a turma e precisamos saber do que eles gostam para montar o projeto.

Fonte: Brincadeiras de Professor

Atividades 1º Dia de Aula

Dinâmicas, Jogos e Brincadeiras.

Se o primeiro dia de aula já é todo de expectativa para nós professores, imaginem para os nossos alunos!
Os alunos,têm a curiosidade de saber em qual classe ficarão, quais serão seus colegas, quem será sua professora, o que aprenderão, entre outras coisas.
Para contribuir e deixar este dia mais leve e agradável, devemos proporcionar algumas dinâmicas de integração entre os alunos e a professora.
Também é importante nesse dia , fazer os "combinados" com a turma - O que pode e o que não pode fazer na sala e escola; dessa forma, inicia o processo  de se trabalhar a expressão, organização e o respeito com a turma.
Abaixo postarei algumas dicas.
Boa sorte!
Bom ano Letivo para todos nós!
1. Meu nome é... 
Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.
2. DA CONFUSÃO À ORDEM
Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.
3. Brincadeira das bexigas
(Para animar os alunos e também para transmitir a eles a importância do trabalho em grupo)
Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
Quando todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.
No início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.
Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.
4.   Inventar Expressões Faciais
  
Faixa etária: de Ensino fundamental e secundário 
Apresentar às crianças uma situação para pô-las alegres. 
Por exemplo: Estamos na escola e de repente recebemos a notícia que naquele dia iremos todos juntos ao parque. Como manifestaremos nossa alegria? 
As crianças tem que nomear o maior número de expressões alegres( saltar, levantar os braços, aplaudir, sorrir.) Faça o mesmo com a tristeza ou outros sentimentos.
5. Espelho  (para integração dos alunos)
Faixa etária: ensino fundamental e secundário
Forma-se um círculo. 
Um aluno deverá se mover livremente, movimentando os braços, as pernas, fazendo caretas,etc., adotando posturas e atitudes que os demais possam imitar. 
Os outros alunos tem que seguir-lhe ao som de uma música. 
Quando este parar, os demais também devem parar. 
Se ele correr os outros também devem correr. 
A pessoa que devemos imitar também pode ficar girando devagar no centro do circulo para que todos os participantes  possam ver. 
O jogo para quando se perceber que o interesse da turma diminuiu.
Créditos : Associação Brasileira de Educação e Cultura
5. A Caixa Mágica
Definição: Trata-se de ir tirando diversas coisas de uma caixa, de forma imaginária. 
Objetivos: Estimular a imaginação e a capacidade gestual. 
Consignas de partida: De uma caixa mágica nós podemos tirar qualquer coisa. 
Desenvolvimento: 
1. As pessoas ficam ajoelhadas e colocam o rosto entre as pernas. O animador diz: "se abre a caixa e dela saem ... (por exemplo: motos). Todos os participantes imitam o objeto mencionado e faz o som e gestos correspondentes. Quando se diz: "fecha a caixa", todos voltam à posição inicial. A caixa abre de novo e sairá outros objetos: cachorro, borboletas, etc. 
6. ISSO É UM ABRAÇO
Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental e secundário 
Formamos um círculo fechado, bem sentados ou de pé. 
Se trata de repetir um movimento e uma frase, que propiciem a afetividade e o contato físico.
O jogo inicia quando um dos participantes se acerca ao que está à sua esquerda e o abraça dizendo: _"Isto é um abraço".
O que o houver recebido o devolve, dizendo:_"Um abraço".
De novo inicia o jogo e o primeiro participante, repetindo o abraço diz:_"Isto é um abraço. E o segundo passa o o abraço ao que está à sua esquerda e repete:_ "Isto é um abraço". O terceiro, que o recebe pela primeira vez, deve devolve-lo dizendo: _"Um abraço".
E o segundo se o devolve ao primeiro, repetindo:_"Um abraço".
Assim, se repete em cada vez: o abraço vai passando desde o primeiro dos participantes com a frase _"Isto é um abraço", e como uma onda. E volta para trás, até que alguém o receba pela primeira vez, e o devolve com a frase_ "Um abraço", até alcançar de novo o primeiro participante. 
Essa ação se repete cada vez até chegar ao último participante e voltar até o primeiro participante.
Fonte: ABEC
7. OS ANIMAIS NA CLASSE
Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental 
As crianças sentam-se em círculo na sala. 
Cada uma tem que escolher um nome de um animal. 
O professor narra uma história, que com frequência apareça o nome desses animais. 
Cada vez que se pronuncie um deles, o aluno que o haja escolhido tem que levantar-se e emitir o som que faz o seu animal. Por ex._ se o professor disser:"galo", o aluno que o tenha escolhido deverá imitá-lo: "Kikirikiki!" e assim por diante.
Fonte: ABEC
8. PINTINHOS 
  
Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental e secundário 
(propicia desinibição, porque exige contato físico e confiança no grupo) 
O grupo deve situar-se em círculo e fechar os olhos ( se quiser, a professora pode providenciar vendas paraos alunos, para facilitar, principalmente se os alunos forem pequenos ou imaturos), Não poderão abrí-los até que termine o jogo. 
A partir desse momento, todos os jogadores são pintinhos recém saídos do ovo e não podem ver , buscando a sua mamãe galinha. 
O professor fará saber a um deles que é a galinha, de forma que os demais não se inteirem disso.
Todos os pintinhos devem caminhar às cegas, imitando o andar dos pintinhos até tocar outro pintinho. 
Quando os jogadores se encontrarem devem piar para comprovar se encontraram com a galinha. 
Os pintinhos devem responder. 
A galinha se diferencia porque não pia. Portanto, quando alguém não lhes responder, deve abraçar com força a galinha e seguir andando unidos, e a partir desse momento permanecem calados. No final, todos os pintinhos podem abrir os olhos: como é de se esperar terminam abraçados e em silêncio.
Fonte: ABEC
9. "Abraços Musicais Cooperativos" 
Definição: Trata-se de saltar no ritmo da música, abraçando-se a um número progressivamente maior de companheiros até chegar a um grande abraço final. 
Objetivos: Favorecer o sentimento de grupo desde a chegada positiva de todos.
Material: Um aparelho de música ou um instrumento musical.
Ordem de partida: Ninguém deve ficar sem ser abraçado.
Desenvolvimento:
1. Uma música soa, os participantes começam a dançar; quando a música para, cada pessoa abraça a outra. A música continua, os participantes começam a dançar, se querem, podem dançar com o companheiro. Na seguinte vez que a música parar, se abraçam três pessoas. O abraço vai ficando cada vez maior até chegar a um grande abraço final.
Avaliação: O jogo tenta romper o possível ambiente de tensão que pode haver no princípio de uma sessão ou um primeiro encontro. Cada participante expressará como se sente e como viveu o jogo. 
Fonte: ABEC
10.  CORRENDO ATÉ O MURO
Faixa etária: para Ensino fundamental e secundário 
Para se correr até um muro com os olhos vendados deve-se ter muita confiança em não chocar-se nele. 
E se trata disso. O grupo se fica situado a uns passos adiante de um muro ou parede da classe ou de um ginásio. 
De um a um, cada jogador dever correr até o muro, com os olhos vendados, confiando em que o grupo e o professor ou professora detê-lo-ão antes de chocar-se com ele. 
As reações de cada participante são muito divertidas. 
O objetivo é do grupo impedir proteger o indivíduo, impedindo que ele se machuque.
Fonte: ABEC
11. Esconderijo Inglês
Faixa etária: para Ensino Fundamental e Secundário
Um dos jogadores fica virado para uma parede, escondendo sua cara e os demais jogadores a uns 20 metros de distância dele. 
Aquele que estiver com a cara virada para a parede grita: _" Um, dois, três, ao esconderijo inglês, sem mover as mãos, nem os pés" e se vira. 
Enquanto diz a frase, os demais jogadores devem avançar rapidamente, mas com cuidado, já que quando seu companheiro terminar de dizer "Um, dois, três, ao esconderijo inglês, sem mover as mãos, nem os pés" deverão ficar totalmente quietos. 
Se algum deles não o fizer e o companheiro perceber que se moveu este deverá retroceder e voltar até o início. 
O que conseguir chegar à meta será quem dirá agora : "Um, dois, três, ao esconderijo inglês, sem mover as mãos, nem os pés".
Fonte: ABEC
12.  Estimulando a A Pensar e se Comunicar
Faixa etária: para Ensino Infantil 
O professor diz uma palavra, qualquer coisa, melhor relacionada com as férias, e os alunos tem que dizer a primeira coisa que lhes vier na memória. 
Deixar correr a imaginação.
Fonte: ABEC
13. O que Fez?
Faixa etária: para Ensino Infantil e Fundamental
Na escola, um dos grandes temas para redação é: " O que você fez nas férias?".
Seu valor para conseguir que o(a) aluno(a) escreva sobre suas experiências pessoais é evidente. 
Deve-se incentivar para que os alunos falem de suas coisas mais pessoais.
As crianças sentam-se em círculo na classe e têm que recordar coisas sobre as férias, preferivelmente seguindo a ordem dos acontecimentos reais. 
Isso estimula a memória da criança, ajuda com que possa recordar os acontecimentos do passado.
Também faz com que deva buscar e encontrar as palavras para descrever o que se passou naquele período.
Fonte: ABEC
14. De Havana Veio um Barco Carregado De...
Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário
O professor pensa em uma família de animais, pessoas, comidas ou objetos. E diz aos seus alunos:" De Havana veio um barco carregado de... animais de quatro patas."
os alunos deverão ir dizendo, um por um, animais de quatro patas." 
Se algum aluno não souber dizer nenhum, perde a vez ou é eliminado do jogo, como queira. 
O nível de dificuldade pode variar dependendo da família. Por exemplo: no INFANTIL bastaria dizer:"de Havana veio um barco carregado de... animais.", no PRIMARIO: "de Havana veio um barco carregado de... verduras", e no SECUNDÃRIO:"De Havana veio um barco carregado de …personagens históricos."
Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário


Fonte: blog Eduque e Transforme

Datas Comemorativas Janeiro/15

04 Dia Nacional da Abreugrafia
06 Dia da Gratidão
07 Dia do Leitor
07 Dia da Liberdade de Cultos
14 Dia do Enfermo
15 Dia do Compositor
15 Dia do Adulto
21 Dia Mundial da Religião
24 Dia dos Aposentados
24 Dia da Previdência Social
27 Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
30 Dia do Portuário
30 Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
30 Dia da Não-Violência
31 Dia do Mágico
Fonte: http://www.calendarr.com