O objetivo principal desse blog, é proporcionar aos professores e interessados, fonte de pesquisas para contribuições nas atividades pedagógicas.
Um grande abraço.
Estou postando mais uma vez as avaliações que elaborei de Ensino Religioso, pois as pessoas não estavam conseguindo copiá-las.
Aguardem!! Irei postar mais algumas
A PARTILHA COMO VALOR BÁSICO
CALMEIRO MATIAS
Jesus ensinou aos discípulos um segredo para acabar com a fome no mundo: Basta que as pessoas aprendam a partilhar os seus talentos e as suas riquezas!
Se as pessoas e as nações fizessem da partilha e da solidariedade uma atitude fundamental de vida deixava de haver tantos milhares de crianças a morrer de fome no mundo.
As pessoas não partilham por várias razões: uns têm medo que lhes venha a faltar. Outros estão tão ocupados consigo que não ouvem os gritos d e tantas crianças e adultos que definham devido a carências de todo o tipo.
Jesus ensinou aos Apóstolos o segredo da abundância dizendo-lhes que a sua missão é anunciar o Evangelho da fraternidade a todos os povos, ensinando-os a partilhar como irmãos e filhos do mesmo Deus.
Quando as pessoas partilham acontece o milagre da abundância. Nunca ninguém que se tenha posto a partilhar dos seus bens morreu à fome.
Mas devido ao nosso coração egoísta temos muita dificuldade em partilhar.
Se acreditássemos em Jesus e tomássemos os seus ensinamentos a sério entraríamos na dinâmica da partilha e faríamos a experiência de a partilha só traz bem às pessoas, tanto às que recebem como às que dão.
As pessoas que partilham desenvolvem uma força que têm dentro de si, a qual é capaz de realizar maravilhas.
A partilha gera a força milagrosa da abundância, fazendo que os bens cheguem para todos e ainda sobrem.
Além disso, cura o nosso coração da doença do egoísmo e do medo de que não chegue para nós.
Certo dia Jesus estava a falar a uma grande multidão. Chegada a hora de comer, Jesus disse aos Apóstolos: “dai de comer a essa gente que está cheia de fome”.
Os discípulos ficaram assustados, pois não tinham reservas de comida. Entre a multidão só duas pessoas tinham alguma coisa de comer: um jovem ali presente tinha dois pães e três peixes.
Jesus pegou nos pães e nos peixes. Abençoou-os e começou a distribui-los por toda aquela gente.
Os pães e os peixes chegaram para todos e ainda sobraram muitos pedaços.
Com este sinal, Jesus quis dizer aos discípulos que o segredo da abundância está na dinâmica da partilha.
1- Jesus ensinou aos discípulos um segredo para acabar com a fome. Qual foi esse segredo? (0,5)
6) Quando Jesus estava a falar a uma grande multidão.o que ele disse? Copie do texto. (0,5) _________________________________________________________________
7) Complete a frase: (0,5)
a) As pessoas que ____________ desenvolvem uma força que têm ________________, a qual é capaz de realizar ____________________.
8) Porque os discípulos ficaram assustados quando Jesus pediu para dar comida para tanta gente? (0,5)
"Havia milhões de estrelas no céu. Estrelas de todas as cores: brancas, prateadas, verdes, douradas, vermelhas e azuis. Um dia, elas procuraram Deus e lhe disseram: — Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra entre os homens. — Assim será feito, respondeu o Senhor. Conservarei todas vocês pequeninas como são vistas e podem descer para a Terra. Porem, passando o tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o céu, deixando a Terra escura e triste. — Por que voltaram? Perguntou Deus, a medida que elas chegavam ao céu. — Senhor, não nos foi possível permanecer na Terra. Lá existe muita miséria e violência, muita maldade, muita injustiça... Deus falou: - Mas esta faltando uma estrela. Perdeu-se no caminho? Um anjo que estava perto retrucou: — Não Senhor, uma estrela resolveu ficar entre os homens. Ela descobriu que seu lugar é exatamente onde existe a imperfeição, onde há limite, onde as coisas não vão bem, onde há luta e dor. — Mas que estrela é essa? - Voltou Deus a perguntar. — É a Esperança, Senhor. A estrela verde. A única estrela dessa cor. E quando olharam para a Terra, a estrela não estava só. A Terra estava novamente iluminada porque havia uma estrela verde no coração de cada pessoa.
Vamos interpretar o texto.
1) O texto diz que as estrelas ao voltarem da Terra Deus perguntou porque elas voltaram. O que elas responderam? (1,0)
5) Quando as estrelas procuraram Deus elas queriam viver no meio: (0,5)
( ) das crianças ( ) dos homens ( ) das mulheres ( ) dos rapazes
6) Complete a frase: (0,5)
a) Conservarei todas vocês _____________ como são vistas e podem descer para a Terra. Porem, __________ o tempo, as estrelas resolveram _________ os homens e voltar para o céu, deixando a Terra ________________.
7) Quando as estrelas do céu, olharam para a terra, o que elas viram? (1,0)
O importante da amizade não é conhecer o amigo; e sim saber o que há dentro dele!... Cada amigo novo que ganhamos na vida, nos aperfeiçoa e enriquece, não pelo que nos dá, mas pelo quanto descobrimos de nós mesmos. Ser amigo não é coisa de um dia. São gestos, palavras, sentimentos que se solidificam no tempo e não se apagam jamais. O amigo revela, desvenda, conforta. É uma porta sempre aberta em qualquer situação. O amigo na hora certa, é sol ao meio dia, estrela na escuridão. O amigo é bússola e rota no oceano, porto seguro da tripulação. O amigo é o milagre do calor humano que Deus opera no coração.
Autor desconhecido.
VAMOS INTERPRETAR O TEXTO.
1- Explique com suas palavras o que fala o primeiro parágrafo. (0,5)
9- Procure no caça- palavras, as palavras que completam as frases: (1,0)
O amigo revela, desvenda, ____________. É uma porta sempre aberta em qualquer ____________. O amigo na hora certa, é sol ao meio dia, estrela na _____________. O amigo é bússola e rota no oceano, porto seguro da ____________. O amigo é o milagre do calor humano que Deus opera no __________.
R
T
Y
U
I
S
F
G
O
S
Q
S
Z
E
S
C
U
R
I
D
Ã
O
K
P
I
G
D
S
A
F
G
J
Ç
K
K
X
C
T
B
V
W
Z
X
D
A
L
Ç
F
D
X
U
V
Z
X
A
T
R
I
P
U
L
A
Ç
A
O
P
Y
T
O
G
H
T
W
E
Q
T
Ç
X
X
T
C
O
N
F
O
R
T
A
M
Ã
Z
Z
F
H
J
S
D
W
Q
U
Y
J
O
A
10- Desenhe um cartão de NATAL bem bonito e dedique ao seu melhor amigo (a). (0,5)
BEIJOS DA TIA NEL
AVALIAÇÃO EM ENSINO RELIGIOSO - 2º BIMESTRE
O CLUBE DA FELICIDADE
Jesus fundou o “Clube da Felicidade”.
Era seu desejo que fossemos felizes, mesmo quando enfrentamos dificuldades e desapontamentos. Mas como alcançar a felicidade? Posição social? Amigos influentes?
Jesus contou o segredo da verdadeira felicidade quando disse:
Felizes os que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é dele.
Felizes os que choram, pois Deus os consolará.
Felizes os humildes pois receberão o que Deus tem prometido.
Felizes os que tem fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois Ele os deixará completamente satisfeitos.
Felizes os que tem misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia deles também.
Felizes os que tem coração puro, pois eles verão a Deus.
Felizes os que trabalham pela paz entre as pessoas, pois Deus os tratará como seus filhos.
Felizes os que sofrem perseguição por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é deles.
INTERPRETANDO O TEXTO
1- Jesus disse: “ Felizes os que são espiritualmente pobres.” Quem são eles? (0,5)
a- ( ) Os que não tem dinheiro e, por isso, pedem esmolas.
b- ( ) Aqueles que não tem inteligência para fazer grandes coisas.
c- ( ) Aqueles que reconhecem são pecadores e precisam de Jesus.
2- O que é ser humilde? (0,5)
a- ( ) Deixar que os outros abusem da nossa boa vontade.
b- ( ) Não ser orgulhoso, mas considerar-se filho de Deus e irmão de todas as pessoas..
c- ( ) Conforma-se com o que tem e não tentar progredir.
3- Qual era o desejo de Jesus quando fundou o Clube da Felicidade? (1,0)
Deus não rejeita oração, oração é alimento. Nunca vi um justo sem resposta,
ou ficar no sofrimento. Basta somente esperar o que Deus irá fazer, Quando Ele estende suas mãos
é a hora de vencer.
Então louve, simplesmente louve Tá chorando louve, precisando louve Tá sofrendo louve, não importa louve Seu louvor invade o céu Deus vai na frente abrindo caminho Quebrando as correntes, tirando os espinhos Ordena aos anjos pra contigo lutar Ele abre as portas pra ninguém mais fechar Ele trabalha pra o que nele confia Caminha contigo de noite ou de dia Erga suas mãos sua bênção chegou Comece a cantar com muito louvor Com muito louvor, com muito louvor Com muito louvor
A gente precisa entender,
o que Deus está falando Quando Ele fica em silêncio,
é porque está trabalhando Basta somente esperar,
o que Deus irá fazer Quando Ele estende suas mãos é a hora de vencer
Então louve, simplesmente louve Tá chorando louve, precisando louve Tá sofrendo louve, não importa louve Seu louvor invade o céu Deus vai na frente abrindo caminho Quebrando as correntes, tirando os espinhos Ordena aos anjos pra contigo lutar Ele abre as portas pra ninguém mais fechar Ele trabalha pra o que nele confia Caminha contigo de noite ou de dia Erga suas mãos sua bênção chegou Comece a cantar com muito louvor Com muito louvor, com muito louvor Com muito louvor ...
Leia atentamente a letra do hino “Com muito Louvor” de Cassiane para responder as questões a seguir.
Hei!!! Linda Estrela!!! Aquela que faz de simples dias Dias especiais. Que ilumina A profunda escuridão. Você é a razão da beleza Do encanto e da magia. Você é a presença da ternura Com jeito de atrevida Ou com rosto de Anjo. Você é uma estrela Aos olhos de Deus... Linda estrela Repleta de Sabedoria E compreensão. Você sabe seduzir Sabe conquistar... Sem seu brilho A beleza não existiria O encanto não seduziria. Seus olhos Hipnotizam a todos a sua volta. Seu sorriso é a arma Que acerta o alvo Chamado Corações, Que facilmente se torna dona deles. Porque és um estrela abençoada Estrela chamada Mulher.
PARABÉNS MULHER!
Mulheres fracas, fortes. Não importa. Mulheres mostram que mesmo através da fragilidade. São fortes o bastante para erguerem sempre cabeça Sem desistir, pois sabemos que somos capazes de vencer.
Temos a delicadeza das flores A força de ser mãe, O carinho de ser esposa, Reciprocidade de ser amiga, A paixão de ser amante, E o amor por ser mulher!
Somos fêmeas guerreiras, vencedoras, Somos sempre o tema de um poema Distribuímos paixão, meiguice, força, carinho, amor.
Somos um pouco de tudo Calmas, agitadas, lentas! Vaidosas, charmosas, turbulentas.
Mulheres fortes e lutadoras. Mulheres conquistadoras Que amam e querem ser amadas Elegantes e repletas de inteligência
Com paciência O mundo soube conquistar. Mulheres duras, fracas. Mulheres de todas raças Mulheres guerreiras Mulheres sem fronteiras Mulheres... mulheres...
À VOC~E MULHER
Sede como MARIA - Mãe de Jesus - Bem Aventurada
Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida. Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada. Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano. Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.
Hoje é o dia da oração e a Campanha da Fraternidade 2012 nos leva a refletir.
O objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2012 é “Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos, e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde” (p. 12 do Texto-Base).
Oração da Campanha da Fraternidade 2012 Senhor Deus de amor, Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida, pelo amor com que cuidais de toda a criação. Vosso Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra. Amém.
02 · Dia Nacional do Turismo 02 . Dia da Oração 03 · Dia do Meteorologista 05 · Dia do Filatelista Brasileiro 07 · Dia do Fuzileiros Navais 08 · Dia Internacional da Mulher 08 · Dia da criação da Casa da Moeda do Brasil 10 · Dia do Telefone 10 - Dia do Sogro 12 - Aniversário de Recife (469 anos) e Olinda (471 anos) 12 · Dia do Bibliotecário 14 · Dia do Vendedor de Livros 14 · Dia Nacional da Poesia 14 · Dia dos Animais 15 · Dia da Escola 15 · Dia Mundial do Consumidor 19 · Dia de São José 19 · Dia do Carpinteiro 19 · Dia do Marceneiro
20 · Início do outono 20 . dia do contador de Histórias 21 · Dia Universal do Teatro 21 · Dia Internacional Contra a Discriminação Racial 21 . Dia Universal do Teatro 21 . Dia internacional da síndrome de down. 22 . Dia Mundial da Água 23 · Dia Mundial da Meteorologia 26 · Dia do Cacau 27 · Dia do Circo 28 · Dia do Diagramador 28 · Revisor 30 . Dia Mundial da Juventude 31 · Dia da Integração Nacional 31 · Dia da Saúde e Nutrição 31 . Aniversário do Golpe Militar - 1964
"... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual,por trás da mão que pega o lápis,dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa" (Emília Ferreiro)
Sou professora com graduação em Pedagogia e Especializações em Psicopedagogia, Gestão e Coordenação Pedagógica. Moro na cidade de Redenção Pará, mãe de dois filhos e uma netinha. Amo a minha família e minha profissão. Gosto de fazer amizades.