Elaborei e espero que você goste! Bom trabalho Professor (a) !
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO
FUNDAMENTAL _______________
DIRETORA: __________________________
COORDENADORA: _____________________________
PROFESSORA: ___________________________________
ALUNO (A)
_________________________________________Nº _____
ANO: _____ TURMA: ____
TURNO: ______
____/___/13
VALOR: 6,0 NOTA______
AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA- 1º BIMESTRE
CARA DE
UM, FOCINHO DO OUTRO
|
Ele era um cara legal,
um cara que metia a cara.
Assim meio cara-de-pau,
meio caradura.
O tipo de cara
que não fica com cara de tacho
quando está cara a cara com o perigo.
Era um cara que acertava de cara.
Mas, de vez em quando, quebrava a cara.
Dizem que era a cara do pai,
tipo cara de um, focinho do outro.
O pai do cara era um pouco careta,
mas o cara gostava do coroa.
Sabia que o coroa era um cara
que não ficava mudando de cara.
Nem com cara amarrada,
nem com cara de quem comeu e não gostou.
E o coroa gostava do cara,
da cara e da coragem do cara.
Mas nunca teve cara
de lhe dizer tudo isso na cara.
Mas quem vê cara não vê coração.
E os dois nunca ficaram
cara a cara.
O tempo então foi passando
e o cara foi ficando coroa.
E cada vez mais
com a cara do coroa.
Um dia ele ligou pro coroa
e falou logo de cara:
— Tô o maior coroa e o meu filho
é a sua cara!
Aí os dois foram jogar dama na praça e jogar conversa fora.
E tirar na cara ou coroa...
Se o carinha era a cara do cara, ou a cara
do coroa.
Eles nunca descobriram, mas a resposta
estava na cara.
Guto Lins. *Cara de um, focinho
do outro*.
|
São Paulo, FTD, 1994.
1- Quais eram as características do pai do cara? O
“coroa”? (0,5)
____________________________________________________________________________________________________________________________________
2- O titulo do texto “Cara
de um, focinho de outro” significa que: (0,5)
a- ( ) os
dois possuem focinhos iguais.
b- ( ) que
o filho é parecido com o pai.
c- ( ) que têm focinhos de animais.
3- A fala da personagem que aparece no texto é
indicada por: (0,5)
( )
dois pontos ( ) interrogação (
) travessão
4- No texto, aparece a fala
de uma personagem. Copie-a. (0,5)
__________________________________________________________________
5- Quem são as personagens?
(0,5)
__________________________________________________________________
6- Explique o sentido da palavra “cara” nas duas frases:
(1,0/0,5)
Ele era um cara bem legal.
__________________________________________________________________
Ele era a cara
do Pai.
__________________________________________________________________
7- Encontre as expressos no texto e ligue de acordo o
significado delas: (0,5)
·
Cara a cara
Estava claríssimo
·
Nunca teve cara
Frente a frente
·
Cara ou coroa Nunca teve coragem
·
Estava na cara Cara e coroa são os lados da moeda
·
De cara De imediato, rapidamente
|
8- Você estudou sobre “rimas”, que palavras retiradas da
primeira estrofe rima com: (0,5/0,1)
Marreta: ____________
carinho______________
Macho: _____________
Rodrigo: _______________
Matagal: ____________
9- Se você ouvisse alguém falando: “os dois ficou cara a
cara” você iria entender perfeitamente, mas sabemos que a pessoa não conjugou o
verbo ficar de acordo com a gramática.
Marque a alternativa que gramaticamente está correta.
(0,5)
( ) os dois ficou
cara a cara . ( ) os
dois ficaram cara a cara.
10- Você lembra o que é enquete? (1,0)
Enquete é uma pesquisa, uma opinião.
Participe da enquete abaixo e responda:
Você acha importante o aluno lê todos os dias? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11- Reconte a história “Cara de um, focinho de outro” resumidamente
com as suas palavras. (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário