Se o primeiro dia de aula já é todo
de expectativa para nós professores, imaginem para os nossos alunos!
Os alunos,têm a curiosidade de saber
em qual classe ficarão, quais serão seus colegas, quem será sua professora, o
que aprenderão, entre outras coisas.
Para contribuir e deixar este dia
mais leve e agradável, devemos proporcionar algumas dinâmicas de integração
entre os alunos e a professora.
Também é importante nesse dia , fazer
os "combinados" com a turma - O que pode e o que não pode fazer na
sala e escola; dessa forma, inicia o processo de se trabalhar a
expressão, organização e o respeito com a turma.
Abaixo postarei algumas dicas.
Boa sorte!
Bom ano Letivo para todos nós!
1. Meu nome é...
Faça crachás com o nome das crianças
e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique
seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras
compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes
diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo
sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como
alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com
as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que
gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode
copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e,
em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas,
além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.
2. DA CONFUSÃO À ORDEM
Estas atividades são ideais para que
a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das
atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas
regras para a organização em sala de aula.
Pedir para que as crianças, todas ao
mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade
gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe.
As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um
sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas
onde a organização é essencial.
3. Brincadeira das bexigas
(Para animar os alunos e também para
transmitir a eles a importância do trabalho em grupo)
Leve um rádio ou qualquer outro
aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também
um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles
que cada um encha a sua.
Quando todos já tiverem enchido
explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como se fosse uma
peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que irá fazendo
sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem
não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas que
eles estavam jogando continuam no jogo.
No início será fácil mas à medida que
você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais
trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número maior que o de alunos.
Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter
todas as bexigas no ar.
Pergunte a eles o que acharam da
brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início
foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais
difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno
já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais
elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos
chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.
4. Inventar Expressões
Faciais
Faixa etária: de Ensino fundamental e
secundário
Apresentar às crianças uma situação
para pô-las alegres.
Por exemplo: Estamos na escola e de
repente recebemos a notícia que naquele dia iremos todos juntos ao parque. Como
manifestaremos nossa alegria?
As crianças tem que nomear o maior
número de expressões alegres( saltar, levantar os braços, aplaudir, sorrir.)
Faça o mesmo com a tristeza ou outros sentimentos.
5. Espelho (para
integração dos alunos)
Faixa etária: ensino fundamental e
secundário
Forma-se um círculo.
Um aluno deverá se mover livremente,
movimentando os braços, as pernas, fazendo caretas,etc., adotando posturas e
atitudes que os demais possam imitar.
Os outros alunos tem que seguir-lhe
ao som de uma música.
Quando este parar, os demais também
devem parar.
Se ele correr os outros também devem
correr.
A pessoa que devemos imitar também
pode ficar girando devagar no centro do circulo para que todos os
participantes possam ver.
O jogo para quando se perceber que o
interesse da turma diminuiu.
Créditos : Associação Brasileira de
Educação e Cultura
5. A Caixa Mágica
Definição: Trata-se de ir tirando
diversas coisas de uma caixa, de forma imaginária.
Objetivos: Estimular a imaginação e a
capacidade gestual.
Consignas de partida: De uma caixa
mágica nós podemos tirar qualquer coisa.
Desenvolvimento:
1. As pessoas ficam ajoelhadas e
colocam o rosto entre as pernas. O animador diz: "se abre a caixa e dela
saem ... (por exemplo: motos). Todos os participantes imitam o objeto
mencionado e faz o som e gestos correspondentes. Quando se diz: "fecha a
caixa", todos voltam à posição inicial. A caixa abre de novo e sairá
outros objetos: cachorro, borboletas, etc.
6. ISSO É UM ABRAÇO
Faixa etária: de Ensino Infantil,
fundamental e secundário
Formamos um círculo fechado, bem
sentados ou de pé.
Se trata de repetir um movimento e
uma frase, que propiciem a afetividade e o contato físico.
O jogo inicia quando um dos
participantes se acerca ao que está à sua esquerda e o abraça dizendo:
_"Isto é um abraço".
O que o houver recebido o devolve,
dizendo:_"Um abraço".
De novo inicia o jogo e o primeiro
participante, repetindo o abraço diz:_"Isto é um abraço. E o segundo passa
o o abraço ao que está à sua esquerda e repete:_ "Isto é um abraço".
O terceiro, que o recebe pela primeira vez, deve devolve-lo dizendo: _"Um
abraço".
E o segundo se o devolve ao primeiro,
repetindo:_"Um abraço".
Assim, se repete em cada vez: o
abraço vai passando desde o primeiro dos participantes com a frase _"Isto
é um abraço", e como uma onda. E volta para trás, até que alguém o receba
pela primeira vez, e o devolve com a frase_ "Um abraço", até alcançar
de novo o primeiro participante.
Essa ação se repete cada vez até
chegar ao último participante e voltar até o primeiro participante.
Fonte: ABEC
7. OS ANIMAIS NA CLASSE
Faixa etária: de Ensino Infantil,
fundamental
As crianças sentam-se em círculo na
sala.
Cada uma tem que escolher um nome de
um animal.
O professor narra uma história, que
com frequência apareça o nome desses animais.
Cada vez que se pronuncie um deles, o
aluno que o haja escolhido tem que levantar-se e emitir o som que faz o seu
animal. Por ex._ se o professor disser:"galo", o aluno que o tenha
escolhido deverá imitá-lo: "Kikirikiki!" e assim por diante.
Fonte: ABEC
8. PINTINHOS
Faixa etária: de Ensino Infantil,
fundamental e secundário
(propicia desinibição, porque exige
contato físico e confiança no grupo)
O grupo deve situar-se em círculo e
fechar os olhos ( se quiser, a professora pode providenciar vendas paraos
alunos, para facilitar, principalmente se os alunos forem pequenos ou
imaturos), Não poderão abrí-los até que termine o jogo.
A partir desse momento, todos os
jogadores são pintinhos recém saídos do ovo e não podem ver , buscando a sua
mamãe galinha.
O professor fará saber a um deles que
é a galinha, de forma que os demais não se inteirem disso.
Todos os pintinhos devem caminhar às
cegas, imitando o andar dos pintinhos até tocar outro pintinho.
Quando os jogadores se encontrarem
devem piar para comprovar se encontraram com a galinha.
Os pintinhos devem responder.
A galinha se diferencia porque não
pia. Portanto, quando alguém não lhes responder, deve abraçar com força a
galinha e seguir andando unidos, e a partir desse momento permanecem calados.
No final, todos os pintinhos podem abrir os olhos: como é de se esperar
terminam abraçados e em silêncio.
Fonte: ABEC
9. "Abraços Musicais
Cooperativos"
Definição: Trata-se de saltar no
ritmo da música, abraçando-se a um número progressivamente maior de
companheiros até chegar a um grande abraço final.
Objetivos: Favorecer o sentimento de
grupo desde a chegada positiva de todos.
Material: Um aparelho de música ou um
instrumento musical.
Ordem de partida: Ninguém deve ficar
sem ser abraçado.
Desenvolvimento:
1. Uma música soa, os participantes
começam a dançar; quando a música para, cada pessoa abraça a outra. A música
continua, os participantes começam a dançar, se querem, podem dançar com o
companheiro. Na seguinte vez que a música parar, se abraçam três pessoas. O
abraço vai ficando cada vez maior até chegar a um grande abraço final.
Avaliação: O jogo tenta romper o
possível ambiente de tensão que pode haver no princípio de uma sessão ou um
primeiro encontro. Cada participante expressará como se sente e como viveu o
jogo.
Fonte: ABEC
10. CORRENDO ATÉ O MURO
Faixa etária: para Ensino fundamental
e secundário
Para se correr até um muro com os
olhos vendados deve-se ter muita confiança em não chocar-se nele.
E se trata disso. O grupo se fica
situado a uns passos adiante de um muro ou parede da classe ou de um
ginásio.
De um a um, cada jogador dever correr
até o muro, com os olhos vendados, confiando em que o grupo e o professor ou
professora detê-lo-ão antes de chocar-se com ele.
As reações de cada participante são
muito divertidas.
O objetivo é do grupo impedir
proteger o indivíduo, impedindo que ele se machuque.
Fonte: ABEC
11. Esconderijo Inglês
Faixa etária: para Ensino Fundamental
e Secundário
Um dos jogadores fica virado para uma
parede, escondendo sua cara e os demais jogadores a uns 20 metros de distância
dele.
Aquele que estiver com a cara virada
para a parede grita: _" Um, dois, três, ao esconderijo inglês, sem mover
as mãos, nem os pés" e se vira.
Enquanto diz a frase, os demais
jogadores devem avançar rapidamente, mas com cuidado, já que quando seu
companheiro terminar de dizer "Um, dois, três, ao esconderijo inglês, sem
mover as mãos, nem os pés" deverão ficar totalmente quietos.
Se algum deles não o fizer e o
companheiro perceber que se moveu este deverá retroceder e voltar até o
início.
O que conseguir chegar à meta será
quem dirá agora : "Um, dois, três, ao esconderijo inglês, sem mover as
mãos, nem os pés".
Fonte: ABEC
12. Estimulando a A
Pensar e se Comunicar
Faixa etária: para Ensino
Infantil
O professor diz uma palavra, qualquer
coisa, melhor relacionada com as férias, e os alunos tem que dizer a primeira
coisa que lhes vier na memória.
Deixar correr a imaginação.
Fonte: ABEC
13. O que Fez?
Faixa etária: para Ensino Infantil e
Fundamental
Na escola, um dos grandes temas para
redação é: " O que você fez nas férias?".
Seu valor para conseguir que o(a)
aluno(a) escreva sobre suas experiências pessoais é evidente.
Deve-se incentivar para que os alunos
falem de suas coisas mais pessoais.
As crianças sentam-se em círculo na
classe e têm que recordar coisas sobre as férias, preferivelmente seguindo a
ordem dos acontecimentos reais.
Isso estimula a memória da criança,
ajuda com que possa recordar os acontecimentos do passado.
Também faz com que deva buscar e
encontrar as palavras para descrever o que se passou naquele período.
Fonte: ABEC
14. De Havana Veio um Barco Carregado De...
Faixa etária: Educação Infantil,
Fundamental e Secundário
O professor pensa em uma família de
animais, pessoas, comidas ou objetos. E diz aos seus alunos:" De Havana
veio um barco carregado de... animais de quatro patas."
os alunos deverão ir dizendo, um por
um, animais de quatro patas."
Se algum aluno não souber dizer
nenhum, perde a vez ou é eliminado do jogo, como queira.
O nível de dificuldade pode variar
dependendo da família. Por exemplo: no INFANTIL bastaria dizer:"de Havana
veio um barco carregado de... animais.", no PRIMARIO: "de Havana veio
um barco carregado de... verduras", e no SECUNDÃRIO:"De Havana veio
um barco carregado de …personagens históricos."
Faixa etária: Educação Infantil,
Fundamental e SecundárioFonte: blog Eduque e Transforme
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