CANTINHO DA TIA NEL

CANTINHO DA TIA NEL

VOCÊ VEIO...

domingo, 13 de janeiro de 2013

Planejamento Compacto.2013

Cronograma para um planejamento de 3 dias


Se a rede prevê menos de cinco dias para que as escolas façam cada uma a sua semana pedagógica, o planejamento desses encontros fica ainda mais importante. Aqui, uma sugestão de cronograma concentrado em três dias de trabalho coletivo.

PRIMEIRO DIA
Manhã: Apresentação, diagnósticos e agendas
Após dar as boas vindas a todos e pedir que se apresentem, fale sobre o perfil da comunidade e das famílias atendidas, explique como são combinadas as regras e como funciona a divulgação de informações administrativas. Fale um pouco da rotina e dos novos materiais adquiridos. Depois, distribua cópias do Projeto Político Pedagógico e apresente os diagnósticos internos (leia reportagem Esses dados valem ouro) e externos para iniciar a discussão sobre o que a escola oferece atualmente e qual o objetivo final. Aproveite para mostrar a organização do calendário com todas as reuniões e eventos previstos ao longo do ano e a grade horária das turmas. Defina também horários de formação permanente e apresente a programação da semana pedagógica para que a equipe saiba de quais reuniões participarão e os assuntos que serão abordados.

Tarde: Avaliação de projetos institucionais
Os projetos institucionais devem enriquecer o currículo, mobilizar a comunidade e, principalmente, ser coerente com o PPP. Analise o que foi realizado em anos anteriores e as novas propostas do ponto de vista das contribuições pedagógicas. Leve também propostas desenvolvidas em outras instituições ou encontradas em bibliografia especializada que podem complementar as ideias já existentes ou serem adaptadas para a instituição.


SEGUNDO DIA
Manhã: Passagem de turma
Com os portfólios e mapas de aprendizado em mãos, o coordenador pedagógico deve organizar a equipe para que os professores que estão assumindo as turmas tenham informações sobre ela com base nos registros e nos depoimentos dos docentes do ano anterior. Para as turmas dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, preveja um orador para falar sobre os avanços em cada área ou disciplina e outra para discorrer sobre o perfil da turma. Enquanto o coordenador orienta os professores, o diretor pode fazer uma reunião apenas com funcionários de apoio e administrativos para reforçar a importância de todos para os objetivos da escola. Escute sugestões de melhorias e monte um calendário de reuniões por área.

Tarde: Plano de ensino
Momento de se dedicar à divisão de conteúdos por bimestre/trimestre e ao planejamento de atividades e projetos didáticos. Agrupe os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental por série e dos anos finais e do Ensino Médio por disciplina. Com base no PPP, no projeto curricular da rede e nas experiências de cada profissional será montado o plano de cada professor. A equipe gestora deverá passar por todos os grupos de trabalho para acompanhar as discussões e garantir que os objetivos da escola estejam contemplados no plano de ensino de todas as áreas. Avise que as propostas fechadas em grupos deverão ser apresentadas a todos no dia seguinte.


TERCEIRO DIA
Manhã: Continuação do plano de ensino
Depois de um dia de discussão, os professores precisam de um momento para apresentar os planos elaborados por disciplina ou série para todos. Isso ajuda a construir a unidade do currículo. Contribua e estimule os colegas, mesmo de outras áreas, a comentar e acrescentar sugestões. Combine com os professores um prazo para a entrega final dos planos de ensino e reforce que haverá reuniões de formação o ano todo para tirar dúvidas e colaborar com o aperfeiçoamento das aulas.

Tarde: Encerramento e recepção dos alunos
Peça a equipe que avalie os debates dos últimos dias, aponte pontos a melhorar e relembre que o planejamento será monitorado ao longo do ano para ajustes e acompanhamento. Aproveite para refletir sobre a recepção dos estudantes nos próximos dias para que eles se sintam acolhidos e motivados.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/volta-as-aulas/

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Datas Comemorativas/13

01 – Confraternização Universal - Feriado
01 – Dia Mundial da Paz
01 – Santa Maria, Mãe de Deus - Igreja Católica
04 – Dia da Abreugrafia
04 – Dia Nacional do Portador de Hemofilia
05 – Criação da 1ª Tipografia no Brasil
06 – Dia da Astrologia
06 – Epifania do Senhor – Reis Magos - Igreja Católica
06 – Dia da Gratidão
07 – Dia da Liberdade de Cultos
07 – Dia do Leitor
08 – Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo
09 – Dia do Fico (1822)
09 – Dia do Astronauta
12 – Dia do Aniversário de Belém
13 – Batismo do Senhor
14 – Dia do Treinador de Futebol
15 – Dia Mundial do Compositor
15 – Dia dos Adultos
16 – Dia dos Tribunais de Contas do Brasil
18 – Dia Internacional do Riso
20 – Dia do Farmacêutico
20 – Dia de São Sebastião
21 – Dia Mundial da Religião e Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa
24 – Dia da Previdência Social
24 – Dia da Constituição
24 – Instituição do Casamento civil no Brasil
24 – Dia Nacional dos Aposentados
24 – São Francisco de Sales
25 – Dia do Carteiro
25 – Criação dos Correios e Telégrafos no Brasil
25 – Fundação de São Paulo
25 – Conversão de São Paulo Apóstolo
26 – São Timóteo e São Tito

28 – Dia da Abertura dos Portos (1808)
30 – Dia do Portuário
30 – Dia da Saudade
30 – Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
30 – Dia da Não violência
31 – Dia do lançamento do 1º Satélite - EUA (1958)
31 – Dia Mundial do Mágico
31 – Dia Mundial da Solidariedade


Retirado de http://www.emanarp.com.br

sábado, 1 de dezembro de 2012

Datas comemorativas de Dezembro/12

01 - Dia do Casal
01 - Dia Mundial de Combate à AIDS

02 - Dia da Astronomia
02 - Dia do Samba
02 - Dia da Astronomia
03 - Dia Internacional dos Deficientes Físicos
04 - Dia do Podólogo
04 - Dia do Orientador Educacional
04 - Dia Mundial da Propaganda
04 - Dia do Trabalhador em Minas de Carvão
05 - Dia da Cruz Vermelha Brasileira
07 - Dia do Pau-Brasil (Árvore)
08 - Dia da Justiça
08 - Dia do Cronista Esportivo
08 - Dia Nacional da Família
09 - Dia do Fonoaudiólogo
09 - Dia da Criança Defeituosa
09 - Dia do Alcoólatra Recuperado
10 - Dia Universal dos Direitos Humanos
10 - Dia do Palhaço
11 - Dia do Arquiteto
11 - Dia do Engenheiro
11 - Dia do Tango
11 - Dia do Agrimensor
12 - Aniversário de Belo Horizonte (1897)
13 - Dia do Marinheiro
13 - Dia do Pedreiro
13 - Dia do Lapidador
13 - Dia do Cego
14 - Dia do Engenheiro de Pesca
14 - Dia do Ministério Público
15 - Dia do Esperanto
15 - Dia do Jardineiro
16 - Dia do Teatro Amador
16 - Dia do Reservista
20 - Dia do Mecânico
20 - Dia da Bondade
21 - Dia do Atleta
21 - Dia dos Artistas Profissionais
23 - Dia do Vizinho
23 - Dia do Pedreiro
24 - Dia do Órfão
24 - Dia Universal do Perdão
25 - Dia de Natal
26 - Dia da Lembrança
28 - Dia dos Salva-Vidas
28 - Dia da Marinha Mercante
31 - Dia da Esperança
31 - Dia das Devoluções
31 - Dia da São Silvestre


Retirado do blog. conexaçãodancart.com

domingo, 11 de novembro de 2012

Avaliação em Língua Portuguesa 5º Ano




ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL_______________
DIRETORA: _____________________
COORDENADORA: ______________________
PROFESSORA: _______________________
ALUNO (A) ___________________________________Nº _____
ANO: 5º   TURMA: ____  TURNO: _______   ____/___/10


     NOTA______
 
AVALIAÇÃO  EM LÍNGUA PORTUGUESA- 4º BIMESTRE
                            

                                          A menina dos fósforos

Estava tanto frio! A neve não parava de cair e a noite aproximava-se. Aquela era a última noite de Dezembro, véspera do dia de Ano Novo. Perdida no meio do frio intenso e da escuridão, uma pobre menina seguia pela rua fora, com a cabeça descoberta e os pés descalços.

A menina levava no avental uma quantidade de fósforos, e estendia um maço deles a toda a gente que passava, apregoando: — Quem compra fósforos bons e baratos? — Mas o dia tinha-lhe corrido mal. Ninguém comprara os fósforos, e, portanto, ela ainda não conseguira ganhar um tostão. Sentia fome e frio mas não tinha coragem de voltar para casa, porque não vendera um único maço de fósforos, e não podia apresentar nem uma moeda, e o pai era capaz de lhe bater.  

         Ah, como o calorzinho de um fósforo aceso lhe faria bem! Se ela tirasse um, um só, do maço, e o acendesse na parede para aquecer os dedos! Pegou num fósforo e: Fcht!, a chama espirrou e o fósforo começou a arder! Parecia a chama quente e viva de uma candeia, quando a menina a tapou com a mão.     Mas, que luz era aquela? A menina julgou que estava sentada em frente de um fogão de sala cheio de ferros rendilhados, com um guarda-fogo de cobre reluzente. O lume ardia com uma chama tão intensa, e dava um calor tão bom! Mas, o que se passava? A menina estendia já os pés para se aquecer, quando a chama se apagou e o fogão desapareceu. E viu que estava sentada sobre a neve, com a ponta do fósforo queimado na mão.

Riscou outro fósforo, que se acendeu e brilhou, e o lugar em que a luz batia na parede tornou-se transparente como tule. O fósforo apagou-se, e a pobre menina só viu na sua frente a parede negra e fria. E acendeu um terceiro fósforo. Imediatamente se encontrou ajoelhada debaixo de uma enorme árvore de Natal. Essa era ainda maior e mais rica do que outra que tinha visto no último Natal, através da porta envidraçada, em casa de um rico comerciante, cheio de muita gente. A menina levantou ambas as mãos para a árvore, mas o fósforo apagou-se, e todas as velas de Natal começaram a subir, a subir, e ela percebeu então que eram apenas as estrelas a brilhar no céu. Riscou imediatamente o punhado de fósforos que restava daquele maço e...

Hans Christian Andersen
Os melhores contos de Andersen
INTERPRETANDO O TEXTO
1- O texto conta a história de quem? (0,5)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Quando a menina estendia o maço de fósforo as pessoas que passavam por ali, o que ela dizia? Copie do texto a frase. (0,5)
____________________________________________________________________________________________________________________________

3- Quando a menina tapou a chama com a mão ela achou que parecia o quê? (0,5)
____________________________________________________________________________________________________________________________

4- O autor mostra que a menina por alguns instantes sonhava com uma vida melhor. Você acha que na nossa vida devemos ter sonhos? E você? Qual o seu sonho?  (0,5)
____________________________________________________________________________________________________________________________

5- Quando a menina riscou o segundo fósforo viu que a parede tornou-se transparente como tule. O que ela viu? (0,5)
____________________________________________________________________________________________________________________________

6- Você estudou que Onomatopéia é a palavra criada para imitar sons e ruídos. Então releia o texto e escreva a palavra do texto que é uma  onomatopéia. (0,5)____________________________

7-  Observe a frase “Ah, como o calorzinho de um fósforo aceso lhe faria bem!” a palavra destacada é derivado de que palavra? (0,5/0,25) __________________________________________

a- Agora dê o derivado de outras  palavras:
sapato: _________ vidro  ___________ Livro ___________

8- Leia: “Em casa de um rico comerciante, cheio de muita gente.” A palavra destacada se refere: (0,5)
(   ) ao comerciante       (   ) muitas pessoas      (   ) a menina   (   ) um agente

9- Explique a diferença entre “ a gente” e “agente”. Criando frases com as duas palavras (1,0)
a -____________________________________________________________
______________________________________________________________
b- ____________________________________________________________
______________________________________________________________

10- Seja criativo e imagine um desfecho bem legal para a história. Continue. Veja o título. (1,0)
                            A menina dos fósforos

A menina levantou ambas as mãos para a árvore, mas o fósforo apagou-se, e todas as velas de Natal começaram a subir, a subir, e ela percebeu então que eram apenas as estrelas a brilhar no céu. Riscou imediatamente o punhado de fósforos que restava daquele maço e...

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________



BOA SORTE!
FELIZ NATAL COM MUITA PAZ!!

Avaliação em Ensino Religioso



ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ________________
DIRETORA: _____________________
COORDENADORA: _______________________
PROFESSORA: ________________________
ALUNO (A) ___________________________________________Nº _____
ANO: 5º   TURMA: ____   TURNO: ________    ____/___/12

     NOTA______


AVALIAÇÃO  EM ENSINO RELIGIOSO- 4º BIMESTRE

                                                   NATAL DO AMOR

Natal é a presença de Jesus em nossos corações,
Não só representa a fé, mas a vida,
O nascimento do Filho de Deus!
A consciência de família, amor, paz, felicidade!
Que o sentido do Natal esteja sempre presente em nosso dia a dia e que a esperança seja um objetivo concretizado!
Que a luz do Menino Jesus percorra cada lar trazendo alegria aos nossos corações!
Que a Fraternidade Universal seja nossa meta e que haja somente amor em meio a tempos difíceis, assim encontraremos a Paz tão almejada!
O Natal do Amor é a fé e a esperança renascida nos olhos de uma Criança!

"FELIZ NATAL"
Que o Natal de todos os alunos do 5º ano  seja de muita paz, alegria e harmonia, e no Ano Novo que vai nascer, Jesus continue abençoando o lar e a vida de cada um.
Autor: Luciano Marchese Filho
(texto alterado pela professora)


INTERPRETANDO O TEXTO

1-  O texto diz que Natal é a presença de Jesus em nossos corações, mas para você o que representa o Natal? (1,0)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Quando no texto diz  que o Natal não só representa a fé, mas a vida, o que o autor quis dizer? Justifique. (0,5)
____________________________________________________________________________________________________________________________
3- Complete a frase: (0,5)
a- Que a luz do Menino Jesus percorra cada lar trazendo ________________
______________________________________________________________

4- Marque as alternativas corretas de acordo com o que diz o texto:
Natal é: (0,5)
a- (   ) é a presença de Jesus em nossos corações.
b- (   ) é somente ganhar muitos presentes
c- (   ) é o nascimento do Filho de Deus!
d- (   ) é a  consciência de família, amor, paz, felicidade!

5-  O autor diz que o sentido do Natal precisa está sempre presente em nosso dia a dia. Para quê? (0,5)
____________________________________________________________________________________________________________________________

6- Onde você costuma passar o Natal? Explique. (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________

7- Além de presentes, o que mais você acha que as pessoas precisam para ter um feliz Natal? (0,5)
____________________________________________________________________________________________________________________________

8- Marque a alternativa que completa a frase abaixo de acordo com o texto. (0,5)

O Natal do Amor é ...
a- (   ) é fé que renasce nos corações das pessoas
b- (   ) a fé e a esperança renascida nos olhos de uma Criança
c- (   ) é a fé que as pessoas buscam no dia a dia.

9- Escreva uma frase desejando Feliz Natal á pessoa que você admira muito. (5,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________

10- Enfeite o cartão de Natal bem bonito e deixe uma mensagem para os seus colegas do 5º Ano. (0,5)





BOA SORTE!
FELIZ NATAL COM MUITA PAZ!BEIJOS DA TIA NEL

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Interpretação de texto 4º ou 5º Ano

A CAUSA DA CHUVA

Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos.

Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam

a uma conclusão.

– Chove só quando a água cai do teto do meu galinheiro, esclareceu a galinha.

– Ora, que bobagem! – disse o sapo de dentro da lagoa. Chove quando a água da

lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.

– Como assim? – disse a lebre. Está visto que chove quando as folhas das árvores

começam a deixar cair as gotas d’água que tem dentro.

Nesse momento começou a chover.

– Viram? – gritou a galinha. O teto do meu galinheiro está pingando. Isso é chuva!

– Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? disse o sapo.

– Mas, como assim? – tornava a lebre. Parecem cegos? Não veem que a água cai das

folhas das árvores?

(FERNANDES, Millôr. Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985.)


1 QUESTÃO 1

           No trecho “Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos.”

A palavra em destaque possui sentido de

a) (   ) desgastados.

b) (   ) sedentos.

c) (   ) agitados.

d) (   )  comovidos.

e) (   ) desanimados.


QUESTÃO 2

2) Os animais começaram a discutir sobre a chuva porque

a) (   ) estavam preocupados com a falta de água.

b) (   ) achavam que não mais iria chover.

c) (   ) todos queriam explicar de onde vem a chuva.

d) (   ) nenhum deles entendia de chuva.

e) (   ) queriam saber as causas da chuva


Questão 3

Cada animal falou de forma diferente sobre a chuva. Pode-se afirmar que o que eles falaram são

a) (   ) críticas de comportamento.

b) (   ) definições de dicionário.

c) (   ) pareceres científicos.

d) (   ) explicações técnicas.

e) (   ) opiniões de leigos.

QUESTÃO 4
A fábula escrita por Millôr Fernandes é uma afirmativa de que
a) (   )  os animais entendem a dinâmica da chuva na floresta.
b) (   ) os animais veem a chuva como forma de manter a floresta viva.
c) (   ) cada animal vê a chuva conforme o ambiente em que vive.
d) (   ) todos os animais têm uma visão intuitiva dos fenômenos naturais.
e) (   ) o mundo é repleto de cientistas.