CANTINHO DA TIA NEL

CANTINHO DA TIA NEL

VOCÊ VEIO...

domingo, 20 de junho de 2010

PROJETO PITANGA- Doe uma Árvore

PROJETO PITANGA- Doe uma Árvore
ELABORAÇÃO: Ernelvina Alves Mundoca
CLIENTELA: 5º Anos A e B
PERÍODO: Junho a Setembro



JUSTIFICATIVA

A Educação Ambiental está baseada principalmente na participação, pois participando aprende-se a exercer o direito à cidadania.
A intensidade do aprendizado não ocorre apenas através de experiências externas, mas principalmente através da intensidade da emoção vivida durante a experiência.
O ser humano não aprende somente pela razão (fatores externos), ele aprende também através da emoção (fatores internos).
O papel de uma atividade de sensibilização é despertar a emoção para um melhor aproveitamento da informação que está sendo transmitida.
Pensando assim, fez-se necessário a elaboração desse projeto, com os alunos do 5º Anos para que pudéssemos alcançar os objetivos propostos.
A participação em ações sociais resgata valores humanos como solidariedade, ética, respeito pela vida, responsabilidade, honestidade, amizade, altruísmo e democracia entre outros.
Assim sendo, um dos principais objetivos da Educação Ambiental consiste em permitir que os seres humanos compreendam a natureza complexa do meio ambiente resultante de suas interações, levando-o a promover uma ação reflexiva e prudente dos recursos naturais. A Educação Ambiental favorece uma participação responsável nas decisões de melhoria da qualidade do meio natural, social e cultural.


OBJETIVOS
Possibilitar aos participantes do projeto, a oportunidade para desenvolverem uma sensibilização a respeito dos problemas ambientais; propiciar uma reflexão a respeito e a busca por formas alternativas de soluções; sensibilizar para tornar as pessoas conscientes mostrando-lhe o quanto são importantes as suas atitudes e de como elas refletem e o que se atrai no dia-a-dia de suas vidas; demonstrar, amor e compreensão sabendo compartilhar para que todos possam usufruir de um ambiente melhor; despertar para os problemas ambientais, oportunizando o aluno compreender e questionar a partir do seu ponto de vista.


DESENVOLVIMENTO

Os conteúdos a serem trabalhados serão de forma interdisciplinar, oral, através de textos reflexivos e escritos, nas leituras compartilhadas e outros. Todos os participantes irão plantar uma mudinha de pitanga, para ser doada a um morador no Dia da Árvore, e após todos plantarem, deixaremos em um viveiro para serem cuidadas.


AVALIACÃO
Será realizada através das atividades relacionadas ao meio ambiente, participação nas atividades e conhecimento adquirido durante a execução do projeto.


CULMINÂNCIA
Será no dia 21 de setembro “Dia da Árvore”, em um setor da cidade, estaremos entregando a cada morador uma plantinha para plantarem no seu quintal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário