Foi Fundada em 1972 em pleno Regime Militar e teve como fundadores os Sr. Adhemar Guimarães, Sr. Luis Vargas Dumont, Sr. Waltercio Sacramento Villasboas, e o Dr. Waltercio Villas Boas foi chamado pelo seu Amigo Luis Vargas para fazer o plano diretor da Cidade de Redençao visto que Waltercio foi também um dos fundadores da Colonia Agrícola de Bernardo Sayao tendo assim grande conhecimento na area.Foi emancipada através de uma lei estadual assinada em 13 de maio de 1982, pelo então governador Alacid da Silva Nunes.
Seu primeiro prefeito foi Arcelide Veronese. Tendo na primeira legislatura 9 vereadores, sendo eles: do PMDB, Roberto de Castro Amorim (primeiro presidente da Câmara), João Tomé de Sousa, Jonas Martins dos Santos, Natalício Alves Maciel, e Antônio Lima; do PDS, Pedro Alcântara de Sousa, Olimpio Luis de Farias, Pedro Carneiro de Souza e Antônio Batista. Sendo que este último renunciou ao mandato em favor de Mariosval Dueti Resende Silva, assim terminou a primeira legislatura. O município foi desbravado basicamente por mineiros, paranaenses e goianos, há no entanto, povos de quase todos os Estados da Federação. Sendo, ainda, marcante a presença dos índios de várias aldeias Caiapós. O Atual prefeito é Wagner Fontes que já foi prefeito anteriormente.
[editar] Geografia
Localiza-se a uma [latitude] 08º01'43" sul e a uma [longitude] 50º01'53" oeste, estando a uma altitude de 227 metros. Sua população estimada em 2009 era de 67.064 habitantes (IBGE).
Destaca-se economicamente na produção agropecuária, tendo um futuro bastante promissor na área de saúde devido à construção recente de um hospital de referência no município. Seu atual prefeito é Wagner Oliveira Fontes.
Redenção vem se destacando como sede da região sul do estado, a onde lidera uma enorme região que vai até o município de São Félix do Xingu.
[editar] Clima
O clima do Município é do tipo equatorial. Possui temperatura média anual de 32,35°C, apresentando temperaturas maximas em torno de 37,01°C e mínima de 22,71°C.
A umidade relativa do ar é elevada, variando de 52% a 90%.
O período chuvoso ocorre, notadamente, de novembro a maio, e o mais seco, de junho a outubro, estando o índice pluviométrico anual em torno de 2.000 mm.
[editar] Cultura
O carnaval, e quadrilhas juninas são com certeza os elementos característicos do município.
Em redenção, imigrantes gaúchos, baianos e cearenses, estão por toda a parte da cidade, e trouxeram consigo os traços culturais dos seus Estados de origem.
[editar] Vegetação
A vegetação do Município apresenta manchas de Cerrado e Cerradão. Grandes áreas de vegetação tem sido desmatadas anualmente, para a pratica da agropecuaria.
[editar] Topografia
O município de Redenção apresenta altitudes médias variando entre 160 m e 730 m.
[editar] Hidrografia
A hidrografia do município de Redenção é representada por três rios principais, os quais nascem na da Serra dos Gradaús. São eles: Salobro, ao norte do Município e limite natural com o município de Rio Maria; o rio Pau d'Arco, que constitui o rio mais importante do Município, e que também recebe o Ribeirão Pau d'Arquinho, bastante utilizado pela população para lazer; ao sul do Município, está o rio Arraias, que faz limite natural entre os municípios de Redenção e Santa Maria das Barreiras.
Fonte: wikpédia
VOCÊ VEIO...
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário