CANTINHO DA TIA NEL

CANTINHO DA TIA NEL

VOCÊ VEIO...

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Interpretação de texto 4º ou 5º Ano

A CHATA OU AS BARATAS

 
Esta noite tive um sonho. Sonhei que os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas, baratas, todos tinham a voz ardida da minha Irmã mais nova, a Andreia.

No sonho, todos os bichos começaram a se manifestar ao mesmo tempo: o cachorro latia, o gato miava, as moscas zumbiam, as baratas corriam e os peixes nadavam. Eu queria fugir, mas as pernas não me obedeciam. Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus pés descalços... Ai!

Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saia, e quando saiu era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu sonho e falou:

-- ACORDA, VAMOS BRINCAR!

Pulei da cama e, quando à vi acordada em cima do meu pé, no lugar das baratas, confesso: até que gostei...

Pensando bem, minha irmã não é assim tão ruim como parece.

                                                                                                                      Dilea Frate

1. Os bichos que, no sonho do narrador, tinham a voz igual à da Andréia eram

A) (   ) os cachorros, gatos e peixes.

B) (   )  os cachorros, gatos, peixes e pássaros.

C) (   ) os cachorros, gatos, peixes, pássaros e moscas.

D) (   ) os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas e baratas.


2. Você entende que, no sonho, o narrador ficou apavorado, sem voz, porque

A) (   ) as baratas começaram a subir em seus pés.

B) (   ) os bichos tinham a mesma voz ardida da irmã.

C) (   ) a irmã não era assim tão ruim.

D) (   ) a irmã entrou em seu sonho e falou.

 
3. A frase Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus

pés descalços... e as reticências (...) mostram que as baratas

A) (   ) pararam de subir nos pés do menino.

B) (   ) continuaram a subir, subir, subir.

C) (   ) fugiram assustadas.

D) (   ) ficaram cegas de repente.

 
4. O texto A chata e as baratas foi escrito para

A) (   ) explicar por que as crianças sonham.

B) (   ) ensinar que irmãos não devem brigar.

C) (   ) contar uma história divertida.

D) (   ) provar que as crianças são sempre medrosas.

 
5. Um título que também combina com o texto 3 é

A) (   ) A voz dos bichos.

B) (   ) O fim de um pesadelo.

C) (   ) Os bichos que eu amo.

D) (   ) Um lindo sonho.


Releia este trecho para responder às questões 6 e 7.

Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saía, e quando saiu

era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu

sonho e falou:

— ACORDA, VAMOS BRINCAR!

6. A frase — ACORDA, VAMOS BRINCAR! , escrita em letras maiúsculas e o ponto de exclamação (!) mostram que Andréia estava

A) (   ) assustada.

B) (   ) nervosa.

C) (   ) triste.

D) (   ) animada.


7. As frases destacadas, em negrito, no trecho acima representam a fala

A) (   )do narrador.

B) (   )de Andréia.

C) (   ) de um dos bichos.

D) (   ) da mãe das crianças


 Retirado do blog http://roseartseducar.blogspot.com.br/ 
Fiz algumas modificações. Bom trabalho professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário