VOCÊ VEIO...
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
Tarefas - igual ou diferente? Educação Infantil
Montei mais umas tarefinhas para a Educação Infantil. É só copiar e imprimir para as crianças. Bom trabalho professor.
Marcadores:
Educação Infantil
Atividades Educação Infantil
Tarefinhas para a Educação Infantil. Copie, cole e entregue para seus alunos. Bom trabalho professor.
Marcadores:
Educação Infantil
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Avaliação em Ensino Religioso 4º ou 5º Ano
Mais uma sugestão de avaliação em Ensino Religioso paras alunos do 4º ou 5º Ano. É só copiar, colar e imprimir. Bom trabalho professores.
Josias era um rei que amava Deus e procurava sempre agradar a ele.
Um dia, ao entrar no templo, ficou triste de ver o lugar de cultuar a Deus todo largado e abandonado.
O rei Josias resolveu limpar e reformar o templo.
Um dia, ele reuniu uma grande equipe e distribuiu as tarefas
Os homens aceitaram o desafio e com alegria iniciaram as obras da reforma do templo. Trouxeram serrotes, martelos e tudo o que precisavam para começar a trabalhar.
Enquanto os homens limpavam o templo, acharam no meio dos entulhos um precioso tesouro, o livro da Lei.
Um dos homens pegou o livro e foi correndo ao palácio para mostrá-lo ao rei.
Quando o homem chegou até o rei, ele começou a ler o livro. O rei ficou muito triste, porque, ao ouvir a Lei, ele percebeu que as pessoas não estavam fazendo o que Deus mandava fazer
O rei chamou todo o povo para ouvir a leitura do livro da Lei. Ele fez com que todo mundo prometesse obedecer à Lei de novo.
A partir daquele dia todos passaram a fazer a vontade de Deus.
Vamos entender o texto?
1) Por que você acha que o rei Josias ficou triste ao entrar no templo?
4) Complete com as palavras que estão na leitura.
Escola
_________________________________________
Diretor:
________________________________________
Professor
(a) _____________________________________
Aluno
(a) _______________________________________
Avaliação
em Ensino Religioso
Josias
encontra um tesouro
Josias era um rei que amava Deus e procurava sempre agradar a ele.
Um dia, ao entrar no templo, ficou triste de ver o lugar de cultuar a Deus todo largado e abandonado.
O rei Josias resolveu limpar e reformar o templo.
Um dia, ele reuniu uma grande equipe e distribuiu as tarefas
Os homens aceitaram o desafio e com alegria iniciaram as obras da reforma do templo. Trouxeram serrotes, martelos e tudo o que precisavam para começar a trabalhar.
Enquanto os homens limpavam o templo, acharam no meio dos entulhos um precioso tesouro, o livro da Lei.
Um dos homens pegou o livro e foi correndo ao palácio para mostrá-lo ao rei.
Quando o homem chegou até o rei, ele começou a ler o livro. O rei ficou muito triste, porque, ao ouvir a Lei, ele percebeu que as pessoas não estavam fazendo o que Deus mandava fazer
O rei chamou todo o povo para ouvir a leitura do livro da Lei. Ele fez com que todo mundo prometesse obedecer à Lei de novo.
A partir daquele dia todos passaram a fazer a vontade de Deus.
Vamos entender o texto?
1) Por que você acha que o rei Josias ficou triste ao entrar no templo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Que atitudes o rei
Josias tomou?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Na sua opinião você
acha que devemos cuidar das igrejas? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Complete com as palavras que estão na leitura.
a- Os homens aceitaram
o ____________ e com alegria iniciaram as obras da ____________ do
templo. Trouxeram _____________, martelos e tudo o que ______________
para começar a trabalhar.
5) Encontre no caça
palavras, todas as palavras que estão destacadas na frase.” Os
homens aceitaram o desafio e
com alegria iniciaram as
obras da reforma
do templo. Trouxeram serrotes,
martelos e tudo o que precisavam para começar a trabalhar.
T
|
R
|
A
|
B
|
A
|
L
|
H
|
A
|
R
|
X
|
D
|
E
|
S
|
A
|
F
|
I
|
O
|
F
|
S
|
F
|
Z
|
F
|
X
|
C
|
X
|
C
|
X
|
C
|
X
|
C
|
Q
|
O
|
S
|
E
|
R
|
R
|
O
|
T
|
E
|
S
|
K
|
R
|
S
|
X
|
K
|
Y
|
X
|
Z
|
X
|
Y
|
Z
|
M
|
K
|
A
|
L
|
E
|
G
|
R
|
I
|
A
|
Q
|
A
|
W
|
S
|
X
|
Z
|
K
|
W
|
X
|
Z
|
6) De acordo com o
texto, que ferramentas os homens trouxeram quando aceitaram o desafio
de reformar o templo?
_____________________________________________________________________________
7) O que os homens
acharam no meio dos entulhos?
_____________________________________________________________________________
8) Depois que o rei
chamou todo o povo para ouvir a leitura do livro da Lei, o que
aconteceu?
Marcadores:
Avaliações em Ensino Religioso
Avaliação em Ensino Religioso
Mais uma sugestão de Avaliação em Ensino Religioso para o 3º Bimestre, é só copiar, colar e imprimir. Bom trabalho professores.
Interpretando o texto
____________________________________________________________________
___________________________________________________
Escola
Municipal de Ensino Fundamental ____________________
Diretora:
______________________________________________
Coordenadora:
__________________________________________
Professora:_____________________________________________
Aluno:
________________________________________________
Avaliação
em Ensino Religioso – 3º Bimestre
Querido
Deus...
Querido
Deus!
Como é
bom ver no céu andorinhas,
borboletas,
gaivotas e os pássaros a voar.
Querido
Deus!
Como é
bom ver no mar os peixes,
as baleias
e os cavalos marinhos a nadar.
Querido
Deus!
Como é
bom ver nas matas os tigres,
os leões,
as girafas e os elefantes a andar.
Querido
Deus!
Como é
bom ver na cidade,
pessoas
fazendo o bem, agindo com o coração e ajudando o outro.
Interpretando o texto
1-
Complete as frases com as palavras do texto.
a) Como é
bom ver nas _________ os tigres, os ____________, as girafas e os
elefantes a __________.
2) Pinte
somente os nomes dos animais que estão no texto.
tartaruga borboletas cobras baleias
tigres cavalos peixes tigres
3) Escreva
o nome de um animal que você mais gosta.
_______________________________.
4) Marque
um (X) nas frase que estão de acordo com o texto lido.
( ) É
muito bom ver os peixes, as baleias e os cavalos marinhos a nadar.
( ) O
Carrinho saiu para passear com seu amigo.
( ) Como
é bom ver tigres, os leões, as girafas e os elefantes a andar.
5)
Encontre no caça-palavras os nomes de 5 animais que aparecem no
texto.
B
|
A
|
L
|
E
|
I
|
A
|
X
|
Z
|
X
|
P
|
T
|
I
|
G
|
R
|
E
|
X
|
Z
|
Z
|
Z
|
E
|
L
|
E
|
Ã
|
O
|
X
|
Z
|
Z
|
X
|
Z
|
I
|
X
|
Z
|
X
|
Z
|
X
|
Z
|
Z
|
X
|
X
|
X
|
G
|
I
|
R
|
A
|
F
|
A
|
X
|
Z
|
X
|
E
|
6) Ordene
as palavras e forme frases:
a) os
peixes Como bom nadar. é ver
5 6 1 3 7 2 4
7) O texto
diz que é muito bom ver as pessoas fazendo o quê?
___________________________________________________
8) Leia
novamente o texto e faça um desenho bem bonito de acordo com o
texto.
Marcadores:
Avaliações em Ensino Religioso
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Avaliação em Matemática 4º ou 5º Ano
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL __________
DIRETORA: ____________________________________________________
COORDENADORA: _____________________________________________
PROFESSORA: _________________________________________________
ALUNO (A) ___________________________________________Nº _____
ANO: _____ TURMA: ____ TURNO: __________ ____/___/12
VALOR: 6,0 NOTA______
AVALIAÇÃO EM MATEMÉTICA- 3º BIMESTRE
1. Escreva por extenso: (0,5/01)
6/11 – __________________________________________________________
5/3 – ___________________________________________________________
8/5 – ___________________________________________________________
9/22 – __________________________________________________________
3/10 – __________________________________________________________
2- Represente a fração indicada: (0,5/01)
a) oito quinze avos – b) sete quintos – c) oito nonos –
d) três doze avos – e) quatro vinte e nove avos –
3- Circule a fração correspondente. (0,5/0,1)
a) oito nonos: 9/8 – 10/9 – 8/9
b) doze vinte e dois avos: 22/12 – 12/22 – 1222/10
c) oito décimos: 8/10 – 10/8 – 8/0
d) oito doze avos: 12/8 – 12/10 – 8/12
4- Observe a receita abaixo e circule os números fracionários que aparecem:
Bolo de chocolate: (0,5)
3 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras e ½ (chá) farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó ou achocolatado
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de água quente
5- Você já sabe que: “múltiplo de um número é o resultado da multiplicação
desse número por um número natural qualquer”. (0,5)
a) Escreva os dez primeiros múltiplos dos números 4 e 6 e depois pinte os
múltiplos comuns.
M (4) _________________________________________________________
M (6) _________________________________________________________
6- Faça um X nas afirmações verdadeiras: (0,5)
( ) Os múltiplos de um número são infinitos.
( ) Os divisores de um números são infinitos.
( ) O número 1 é o menor divisor de qualquer número.
( ) O zero é o menor divisor de um número.
( ) O número 9 é número primo.
7- Regina precisa tomar um remédio de 4 em 4 horas e outro de 6 em 6 horas.
Ela começou a tomar os dois remédios às 9 horas. A que horas ela deverá
tomar os dois juntos novamente? (0,5)
8- Escreva os divisores destes números: (0,5/0,1)
9 ______________________________________________________________
12 _____________________________________________________________
30 _____________________________________________________________
10 _____________________________________________________________
7______________________________________________________________
10- De acordo com as respostas da questão anterior responda: (0,5/0,25)
• Qual é o divisor de todos os números? _______
• Qual é o único número primo? _______
11 - Agora responda com suas palavras o que são números primos? (0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________
10- Leia atentamente as orientações para responder as questões sobre frações: (1,0/0,5)
Orientações:
a) Para resolver uma fração de adição com denominadores iguais, adicione os numeradores e conserva-se o mesmo denominador.
b) Para transformar uma fração em números mistos, você precisa dividir o denominador pelo numerador e encontrar o inteiro, o resto será o numerador e conserva-se o mesmo denominador.
a) 5 = b) 9 = c) 4 =
12 27 23
DIRETORA: ____________________________________________________
COORDENADORA: _____________________________________________
PROFESSORA: _________________________________________________
ALUNO (A) ___________________________________________Nº _____
ANO: _____ TURMA: ____ TURNO: __________ ____/___/12
VALOR: 6,0 NOTA______
AVALIAÇÃO EM MATEMÉTICA- 3º BIMESTRE
1. Escreva por extenso: (0,5/01)
6/11 – __________________________________________________________
5/3 – ___________________________________________________________
8/5 – ___________________________________________________________
9/22 – __________________________________________________________
3/10 – __________________________________________________________
2- Represente a fração indicada: (0,5/01)
a) oito quinze avos – b) sete quintos – c) oito nonos –
d) três doze avos – e) quatro vinte e nove avos –
3- Circule a fração correspondente. (0,5/0,1)
a) oito nonos: 9/8 – 10/9 – 8/9
b) doze vinte e dois avos: 22/12 – 12/22 – 1222/10
c) oito décimos: 8/10 – 10/8 – 8/0
d) oito doze avos: 12/8 – 12/10 – 8/12
4- Observe a receita abaixo e circule os números fracionários que aparecem:
Bolo de chocolate: (0,5)
3 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras e ½ (chá) farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó ou achocolatado
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de água quente
5- Você já sabe que: “múltiplo de um número é o resultado da multiplicação
desse número por um número natural qualquer”. (0,5)
a) Escreva os dez primeiros múltiplos dos números 4 e 6 e depois pinte os
múltiplos comuns.
M (4) _________________________________________________________
M (6) _________________________________________________________
6- Faça um X nas afirmações verdadeiras: (0,5)
( ) Os múltiplos de um número são infinitos.
( ) Os divisores de um números são infinitos.
( ) O número 1 é o menor divisor de qualquer número.
( ) O zero é o menor divisor de um número.
( ) O número 9 é número primo.
7- Regina precisa tomar um remédio de 4 em 4 horas e outro de 6 em 6 horas.
Ela começou a tomar os dois remédios às 9 horas. A que horas ela deverá
tomar os dois juntos novamente? (0,5)
8- Escreva os divisores destes números: (0,5/0,1)
9 ______________________________________________________________
12 _____________________________________________________________
30 _____________________________________________________________
10 _____________________________________________________________
7______________________________________________________________
10- De acordo com as respostas da questão anterior responda: (0,5/0,25)
• Qual é o divisor de todos os números? _______
• Qual é o único número primo? _______
11 - Agora responda com suas palavras o que são números primos? (0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________
10- Leia atentamente as orientações para responder as questões sobre frações: (1,0/0,5)
Orientações:
a) Para resolver uma fração de adição com denominadores iguais, adicione os numeradores e conserva-se o mesmo denominador.
a) 2 + 3 + 4 =
10 10 10
|
b) 2 + 1 + 2=
7 7 7
|
c) 3 + 2 + 1 =
9 9 9
|
b) Para transformar uma fração em números mistos, você precisa dividir o denominador pelo numerador e encontrar o inteiro, o resto será o numerador e conserva-se o mesmo denominador.
a) 5 = b) 9 = c) 4 =
12 27 23
Marcadores:
Avaliações em Matemática
Avaliação em Ensino Religioso 4º ou 5º Ano
Elaborei mais uma avaliação em Ensino Religioso, é só copiar colar e imprimir para seus alunos no 3º Bimestre. Aguardem... logo, logo postarei outras.
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL _________
DIRETORA: ____________________________________________________
COORDENADORA: _____________________________________________
PROFESSORA: _________________________________________________
ALUNO (A) ___________________________________________Nº _____
ANO: _____ TURMA: ____ TURNO: __________ ____/___/12
VALOR: 6,0 NOTA______
AVALIAÇÃO EM ENSINO RELIGIOSO - 3º BIMESTRE
O CARINHO
Carinho é um gesto afetivo entre dois indivíduos que pode envolver contato físico, ou palavras, ou um simples olhar.
Carinho é fonte energética.
Carinho é caminho de amor.
Carinho nunca é demais.
A afetividade é importante, sim.
Carinho é plumagem bonita, macia, gostosa de sentir.
Quem dá afeto se fortifica; quem o recebe se acalma, se tranqüiliza, se equilibra.
Carinho é sinônimo de amor.
Amor é bálsamo para a nossa condição de criança espiritual.
Criança precisa de amor para crescer psicologicamente, afetivamente e fisicamente saudável.
Criança precisa de apoio e de muita troca.
Todos nós precisamos de afeto.
Não esqueçam desse detalhe: amor é fonte de energia, é vida, é crescimento.
Dêem e aceitem todo o tipo de afeto com verdadeiro amor...
INTERPRETANDO O TEXTO
1- De acordo com o que diz o primeiro parágrafo, escreva palavras de carinho para alguém que você admira muito. (0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________
2- Encontre no caça-palavras, as palavras relacionadas ao lado. (0,5)
bálsamo- equilíbrio
3- Leia novamente o texto e complete como suas palavras: (0,5)
a) Carinho é __________________________
4- De acordo com o texto, o que acontece com a pessoa? (0,5)
_______________________________________________________________
5- O que acontece com a pessoa que recebe afeto? (0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________
6- Para a criança crescer saudável, o que ela precisa? (0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________
7- Você acha que todos nós precisamos de afeto? Justifique. (1,0)
______________________________________________________________________________________________________________________________
8- Você recebe carinho em casa? Explique. (0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________
9- O que você acha que uma pessoa precisa fazer para receber carinho e afeto? (0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________
10- De acordo com o exemplo do acróstico abaixo, escolha um dos valores trabalhado nos meses de agosto e setembro e crie um lindo acróstico. (1,0)
RESPONSABILIDADE- CARINHO- VERDADE- LIBERDADE- UNIÃO- DEDICAÇÃO
Compreender
Admirar
Respeitar
Individualizar
Necessitar
Homenagear
Ouvir
Boa sorte!!
Beijos da tia ____________
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL _________
DIRETORA: ____________________________________________________
COORDENADORA: _____________________________________________
PROFESSORA: _________________________________________________
ALUNO (A) ___________________________________________Nº _____
ANO: _____ TURMA: ____ TURNO: __________ ____/___/12
VALOR: 6,0 NOTA______
AVALIAÇÃO EM ENSINO RELIGIOSO - 3º BIMESTRE
O CARINHO
Carinho é um gesto afetivo entre dois indivíduos que pode envolver contato físico, ou palavras, ou um simples olhar.
Carinho é fonte energética.
Carinho é caminho de amor.
Carinho nunca é demais.
A afetividade é importante, sim.
Carinho é plumagem bonita, macia, gostosa de sentir.
Quem dá afeto se fortifica; quem o recebe se acalma, se tranqüiliza, se equilibra.
Carinho é sinônimo de amor.
Amor é bálsamo para a nossa condição de criança espiritual.
Criança precisa de amor para crescer psicologicamente, afetivamente e fisicamente saudável.
Criança precisa de apoio e de muita troca.
Todos nós precisamos de afeto.
Não esqueçam desse detalhe: amor é fonte de energia, é vida, é crescimento.
Dêem e aceitem todo o tipo de afeto com verdadeiro amor...
INTERPRETANDO O TEXTO
1- De acordo com o que diz o primeiro parágrafo, escreva palavras de carinho para alguém que você admira muito. (0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________
2- Encontre no caça-palavras, as palavras relacionadas ao lado. (0,5)
Carinho- amor- afetividade,
bálsamo- equilíbrio
3- Leia novamente o texto e complete como suas palavras: (0,5)
a) Carinho é __________________________
4- De acordo com o texto, o que acontece com a pessoa? (0,5)
_______________________________________________________________
5- O que acontece com a pessoa que recebe afeto? (0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________
6- Para a criança crescer saudável, o que ela precisa? (0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________
7- Você acha que todos nós precisamos de afeto? Justifique. (1,0)
______________________________________________________________________________________________________________________________
8- Você recebe carinho em casa? Explique. (0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________
9- O que você acha que uma pessoa precisa fazer para receber carinho e afeto? (0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________
10- De acordo com o exemplo do acróstico abaixo, escolha um dos valores trabalhado nos meses de agosto e setembro e crie um lindo acróstico. (1,0)
RESPONSABILIDADE- CARINHO- VERDADE- LIBERDADE- UNIÃO- DEDICAÇÃO
Compreender
Admirar
Respeitar
Individualizar
Necessitar
Homenagear
Ouvir
Boa sorte!!
Beijos da tia ____________
Marcadores:
Avaliações em Ensino Religioso
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Símbolos Nacionais do Brasil
A Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional
Introdução
Os Símbolos Nacionais do Brasil foram definidos na Lei 5.700 de 1º de setembro de 1971. Além de estabelecer quais são os símbolos, esta lei também fez determinações sobre como devem ser usados, padrões e formatos, significados, etc. Estes símbolos são de extrema importância para nossa nação, pois representam o Brasil dentro e fora do território nacional. Logo, devem ser respeitados por todos os cidadãos brasileiros. Os Símbolos Nacionais são usados em cerimônias, documentos oficiais, eventos e localidades oficiais.
SÍMBOLOS NACIONAIS BRASILEIROS
BANDEIRA NACIONAL: Esfera azul, representando nosso céu estrelado, ao centro com a frase "Ordem e Progresso". São 27 estrelas, representando os 26 estados e o Distrito Federal. Losango Amarelo ao centro representando o ouro. Retângulo verde, representando nossas matas e florestas.
ARMAS NACIONAIS : no centro há um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O cruzeiro do sul está ao centro, sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo a esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição "República Federativa do Brasil". Numa outra faixa, abaixo, apresenta-se "15 de novembro" (direita) e "de 1889" (esquerda)
SELO NACIONAL : usado para autenticar documentos oficiais e atos do governo. Usado também para autenticar diplomas e certificados emitidos por unidades de ensino reconhecidas. É representado por uma esfera com as estrelas (semelhante a da bandeira brasileira), apresentando a inscrição República Federativa do Brasil.
HINO NACIONAL : tocado em solenidades e eventos oficiais do governo, eventos esportivos e culturais e nas escolas, junto com o hasteamento da Bandeira Nacional.
Fonte: suapesquisa.com
Marcadores:
Datas Especiais
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
matemática para 4ºe 5º Ano
É só copiar e colar. Mais atividades de matemática retirado do blog Sala de aula da Profª Rérida. Visite o blog dessa professora.Mta coisa boa.
Marcadores:
Atividades de Matemática 4ºe 5º Ano
domingo, 2 de setembro de 2012
Independência do Brasil- 7 de Setembro
7 de setembro
Independência do Brasil
No dia 7 de setembro de 1822, o príncipe regente dom Pedro, irritado com as exigências da corte, declarou oficialmente a separação política entre a colônia que governava e Portugal. Em outras palavras, ele proclamou a Independência do Brasil.
Um mês depois, mais precisamente em 12 de outubro de 1822, dom Pedro foi aclamado imperador e, em 1º de dezembro, coroado pelo bispo do Rio de Janeiro, recebendo o título de dom Pedro 1º.
Resumidamente, a conquista da independência do nosso país poderia ser contada dessa forma, mas a história não é tão simples assim. Começa realmente com o enfraquecimento do sistema colonial e a chegada da corte portuguesa ao Brasil (1808) e só termina em 1824, com a adoção da primeira Constituição brasileira.
Os motivos da separação
Entre os séculos 18 e 19, cresceram no Brasil as pressões externas e internas contra o monopólio comercial português e a cobrança de altos impostos numa época de livre comércio.
Diversas revoltas - a exemplo da Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana e a Revolta Pernambucana de 1817 -, aliadas à Revolução Francesa e à independência dos Estados Unidos, provocaram o enfraquecimento do colonialismo e reforçaram o liberalismo comercial no Brasil. Em 1808, com a abertura dos portos, o Brasil passou a ter mais liberdade econômica e, com sua elevação à categoria de Reino Unido, deixou de ser, formalmente, uma colônia.
Em 1820, a burguesia portuguesa tentou resgatar sua supremacia comercial, promovendo a Revolução Liberal do Porto. No ano seguinte, o parlamento português obrigou dom João 6º a jurar lealdade à Constituição e a voltar para Portugal. Seu filho dom Pedro foi deixado no Brasil, na condição de príncipe regente, para conduzir uma eventual a separação política.
O rompimento
As pressões contra o controle de portugal cresceram na colônia, e a metrópole passou a exigir a volta de dom Pedro. O príncipe deu sua resposta a Portugal no dia 9 de janeiro de 1822 (Dia do Fico), com a célebre frase "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, diga ao povo que fico".
Iniciou-se um esforço político por parte dos ministros e conselheiros de dom Pedro, pela permanência dos vínculos com Portugal, mantendo um pouco de autonomia para o Brasil. Queriam uma independência sem traumas, mas as críticas ao colonialismo ficaram insustentáveis. Dom Pedro, então, se viu pressionado a oficializar o rompimento.
Foi assim que, em 3 de junho de 1822, dom Pedro convocou a primeira Assembléia Constituinte brasileira. Em 1º de agosto, declarou inimigas as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil e, dias depois, assinou o Manifesto às Nações Amigas, justificando o rompimento com as cortes de Lisboa e garantindo a independência do país, como reino irmão de Portugal.
Em represália, os portugueses anularam a convocação da Assembléia Constituinte brasileira, enviaram tropas à colônia e exigiram o retorno imediato do príncipe regente a Portugal. No dia 7 de setembro de 1822, durante uma visita a São Paulo, nas proximidades do rio Ipiranga, dom Pedro recebeu uma carta com as exigências das cortes e reagiu proclamando a independência do Brasil. Bahia, Maranhão e Pará, que tinham juntas governantes de maioria portuguesa, só reconheceram a independência em meados do ano seguinte, depois de muitos conflitos entre a população e os soldados portugueses.
No início de 1823, houve eleições para a Assembléia Constituinte que elaboraria e aprovaria a Carta constitucional do império brasileiro, mas, em virtude de divergências com dom Pedro, a Assembléia logo foi fechada. A 1ª Constituição brasileira foi, então, elaborada pelo Conselho de Estado e outorgada pelo imperador em 25 de março de 1824.
Com a Constituição em vigor, a separação entre a colônia e a metrópole foi finalmente concretizada. Mesmo assim, a independência só é reconhecida por Portugal em 1825, com a assinatura do Tratado de Paz e Aliança entre Portugal e Brasil, por dom João 6º. Fonte: originalgratis.com.br
Marcadores:
Datas Especiais
Datas Comemorativas SETEMBRO/12
02 - Dia Internacional do Livro Infantil
02 - Dia do Repórter Fotográfico
03 - Dia do Guarda Civil
03 - Dia do Biólogo
03 - Dia das Organizações Populares
05 - Dia Oficial da Farmácia
05 - Dia da Amazônia
06 - Dia do Alfaiate
06 - Dia do Cabeleireiro
06 - Dia do Hino Nacional
07 - Dia da Independência do Brasil
08 - Dia Mundial da Alfabetização
09 - Dia do Administrador
09 - Dia do Médico Veterinário
10 - Fundação do 1.º Jornal do Brasil
12 - Dia Nacional da Recreação
13 - Dia do Agrônomo
17 - Dia da Compreensão Mundial
18 - Dia do Perdão
18 - Dia dos Símbolos Nacionais
19 - Dia do Comprador
21 - Dia da Árvore
21 - Dia do Fazendeiro
21 - Dia do Rádio e do Radialista
21 - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
22 - Início da Primavera
23 - Dia do Soldador
25 - Dia Nacional do Trânsito
27 - Dia de Cosme e Damião
27 - Dia do Ancião
27 - Dia do Encanador
27 - Dia do Cantor
29 - Dia do Anunciante
29 - Dia do Petróleo
29 - Dia do Prof. de Educação Física
30 - Dia da Secretária
30 - Dia da Navegação
30 - Dia do Jornaleiro
30 - Dia do Tradutor
Marcadores:
Datas comemorativas
Assinar:
Postagens (Atom)