CANTINHO DA TIA NEL

CANTINHO DA TIA NEL

VOCÊ VEIO...

domingo, 13 de janeiro de 2013

Dinâmicas- 1º dia de aula.


 A dinâmica provoca abertura, sinceridade, confiança, colaboração e aproximação. Leva o aluno a um  trabalho em equipe.Com a ajuda da dinâmica, o aluno passa a ver o outro de maneira mais amigável.
  
Uma dinâmica que gosto muito para o primeiro dia de aula é "Trocando as balas". Além de degustarem depois, podemos refletir sobre a ação de cada um. 
                                       
 Veja:

Compre um pacote com balas coloridas. Ex. Se você tiver uma sala com 30 alunos (30 verdes, 30 amarelas, 30 vermelhas e 30 azuis) depois mistures todas colocando em um pacote. 
Forme um grande círculo e peça que cada um retire 4 balas. (tem crianças que já escolhe quase todas na mesma cor, não se preocupe) depois que todos pegaram as balas você explica que cada aluno, precisa ficar com todas as balas na mesma cor. (observe a correria- fica a seu critério, premiar elogiar etc., quem conseguiu primeiro.) depois o mesmo processo para ficarem com sabores diferentes e degustarem. 
É uma dinâmica simples mas que possui um efeito maravilhoso.

São várias observações que o professor pode está fazendo no momento dessa dinâmica.
Quem tentou ajudar o colega?
Quem conseguiu primeiro?
Quem ficou quietinho esperando que alguem viesse a seu encontro? ( depois o professor pode fazer  as suas colocações.) E deixando bem claro que na sala de aula é um ambiente em que todos precisam de união e ajuda de todos assim como aconteceu na hora da troca das balas.



(Aprendi essa e estou compartilhando com você)



Trocando os crachás 
(Achei essa legal e retirei no google)
Objetivos
Conhecer os integrantes do grupo, “quebrar o gelo”, chamar à participação e ao movimento.

Material
Crachás para todos, contendo os nomes de cada um.

Desenvolvimento
1- No inicio do encontro, distribuem-se os crachás normalmente, de forma que cada um receba o seu próprio nome.
2- Após algum tempo, recolher novamente os crachás e colocá-los no chão, com os nomes voltados para baixo. Cada um pega um para si; caso peque o próprio nome, deve trocar.
3 - Colocar o crachá com outro nome e usá-lo enquanto passeia pela sala.
4 - Enfim procurar o verdadeiro dono do nome (crachá) e entregar a ele seu crachá. Aproveitar para uma pequena conversa informal; procurar se conhecer algo que ainda não conhece do colega.

Avaliação
- Partilhar a experiência no grande grupo.

Um comentário:

  1. Olá, adorei as dinâmicas e estou levando para meu blog, dando os devidos créditos. Adoraria receber sua visita. Beijos!!! Carminha.

    ResponderExcluir