CANTINHO DA TIA NEL

CANTINHO DA TIA NEL

VOCÊ VEIO...

sábado, 4 de março de 2017

Juntos contra a Dengue

1321 dengue zika chicungunya cpf
Foto: Chatchai stocker
O Brasil registrou no último ano 1,6 milhões de casos de dengue, maior número de casos registrado em um só ano desde o ínicio da série histórica do Ministério da Saúde, em 1990. O vetor da dengue, o mosquito Aedes Aegypti, transmite pelo menos outras três doenças: zika, chikungunya e febre amarela urbana.
Valquiria de Castro Gonçalves Gomes Soares, coordenadora da Diocese de Corumbá (MS), conta sobre a incidência de dengue em sua comunidade: “Corumbá já foi manchete em grande jornais, por causa do número de casos que tínhamos. Muitas das nossas comunidades são na periferia, muitas pessoas concentradas em um mesmo lugar, sem saneamento básico ou acesso a informações. E temos outro diferencial, é uma fronteira seca (divisão com a Bolívia), o que faz com que muitas pessoas vão ao Hospital ou às Unidades de Saúde, com um problema já agravado e sem termos um histórico de como está a situação no país em que elas vivem”, contou.
Dra. Zilda
“A dengue não acaba se a família não fizer a sua parte”
Papa Francisco
“Quem ajuda os doentes e necessitados toca a carne de Cristo, vivo e presente no meio de nós”.
“Também vemos que muitas pessoas procuram se tratar em casa e só quando não dá resultado, que elas procuraram a Unidade de Saúde e isso é errado. Nós, que já temos esses altos índices, precisamos ficar atentos e se houver qualquer sintoma, procurar imediatamente um médico”, relatou a coordenadora.
“Nesses momentos que entra a ação da líder da Pastoral da Criança. Quando visitamos as casas, precisamos orientar sobre a importância de deixar o quintal limpo, de colocar terra nas plantas, cuidar das coisas ao nosso redor no dia a dia e que se houver sintomas, não espere, procure a Unidade de Saúde. Ninguém quer ficar doente, ninguém escolhe. Então, precisamos cuidar do nosso ambiente, da nossa família, do nosso quintal, do nosso bairro e assim por diante. Com cada um fazendo a sua parte, com certeza não teremos mais o mosquito”, lembrou Valquiria

Fonte: Pastoral da Criança

Nenhum comentário:

Postar um comentário