CANTINHO DA TIA NEL

CANTINHO DA TIA NEL

VOCÊ VEIO...

sexta-feira, 23 de março de 2012

DIA DO METEOROLOGISTA - 23 DE MARÇO

DIA DO METEOROLOGISTA

O dia vinte e três de março foi escolhido como o dia internacional do meteorologista, pois nesta data fundou-se a Organização Mundial de Meteorologia.
A meteorologia é uma área de estudo que utiliza conhecimentos da física e da matemática, aplicando-os às alterações da atmosfera e das variações do clima.
Os profissionais formados nessa área podem trabalhar com pesquisas, estudando a formação das nuvens, as mudanças climáticas, a poluição do ar, fenômenos como frentes frias, correntes de ar, tempestades, furacões, o “El Niño”, dentre outros.
Todos os dias podemos ver nos jornais da televisão, as chamadas sobre o tempo, o clima em nosso país. Jornais escritos, revistas, internet e rádio também apresentam essas informações.
Na televisão, normalmente aparece um mapa do Brasil ou da região em que o meteorologista apresenta. Com as mãos, ele vai mostrando as temperaturas, as frentes frias ou secas, as chuvas ou tempestades, enfim, todas as características que teremos naquele dia.
Essas informações são colhidas através de aparelhos próprios espalhados por todo o território nacional, nas estações de monitoração do tempo, que enviam mensagens via satélite, dando maior precisão sobre aquele período. Estes também estão colocados em navios, balões e aviões, podendo registrar as temperaturas em outras localidades.
A meteorologia é importante para nossas vidas, pois através dela consegue-se assegurar a qualidade nas plantações e evitar catástrofes.
Fonte: www.mundoeducacao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário