· Narração de histórias conhecidas com finais diferentes
Listar no quadro nomes de histórias conhecidas ou espalhar sobre a mesa
livrinhos de histórias clássicas conhecidas, solicitando aos alunos a escolha
de uma em duplas ou trios e a sua escrita, definindo início, meio e fim,
alterando o último.
Utilização do Paint para ilustração, fazendo alterações a partir da
primeira figura, aproveitando cenários ou personagens.
Dicas e Recursos possíveis de explorar:
Formatação de texto (fonte, tamanho, negrito, itálico, sublinhado ), parágrafos,
borda (parágrafo, página) e sombreamento, inserir nº de página, salvar;
Minimizar Word;
Produção de desenhos para ilustrar cada uma das três partes no Paint
- exploração dos recursos (intervenção nas duplas alcançando as
ferramentas do Paint conforme necessidade);
- selecionar, copiar e colar no Word – visualizar impressão,
inserir quebra de página, verificar nº de páginas, salvar o texto
ao final de cada cópia e colagem;
- salvar no Paint cada versão (com extensão bmp para poder fazer
alterações).
Produção de professores em oficina.
· Produção colaborativa
Escolher um personagem (pessoa, animal, planta, objeto) de uma revista.
Recortá-lo e deixar sobre a mesa, junto ao computador onde iniciará
uma história sobre o mesmo. Iniciar a história, escrevendo durante algum
tempo com uma cor específica de fonte. Após o tempo definido, combina-se
a troca de duplas, como em um circuito, continuando o texto dos colegas
com cores diferentes das letras, podendo inclusive interferir no texto dos
colegas. Depois de 3 ou 4 trocas, encaminha-se os alunos para a
finalização da história.
(O tempo de escrita depende do ritmo de produção das crianças.
Algumas turmas podem levar um período inteiro para iniciar ou dar
continuidade à história. Neste caso pode-se fazer a história colaborativa
entre duas ou mais turmas.)
Com a imagem digitalizada (uso do scanner), propõe-se aos alunos a
construção de um cenário relacionado à história, no Paint.
Produção de professores em curso
Neste 1º exemplo a "água"(objeto digitalizado) foi copiada e, então,
colada várias vezes para construir a fonte citada na história.
Pode-se ainda inserir um texto ao final do outro para produção de livrinhos,
inserindo borda e numeração de página. Se o seu caso é o Word 2000
em diante, pode imprimir duas páginas por folha ou mais e criar livrinhos de
bolso. Fica mais econômico para dar uma cópia para cada aluno !!!
· Tabela de uma só coluna: linha de tempo da vida de cada um,
"humorômetro", Como está o dia? (chuvoso, nublado, ensolarado,
etc)... Cada aluno faz suas ilustrações... É necessário fazer
uma máscara de cartolina ou papelão para poder situar a opção
do dia.
· Livro com ilustração pré-definida
Construção de história a partir de imagens previamente digitalizadas de
personagens clássicos (da literatura ou outro), p.ex.: "Smilingüido".
ATENÇÃO: cuidado com os direitos autorais! Sempre indique os
ilustradores !! P.ex.: Ilustração retirada das obras de....
Cada dupla recebe a mesma apresentação com imagens já inseridas pelo professor
("salvar como..." antes de fazer alterações para manter o original), escolhendo quais
cenas irão compor sua história (com um mínimo combinado em grupo,
deletando as demais).
Ordenar a seqüência dos slides, no modo de classificação para definir qual a 1ª parte,
a 2ª e assim por diante.
O objetivo do professor com esta proposta será de explorar a escrita dos alunos
para justificar as mudanças de cenário, preencher com a escrita a seqüência
entre ilustração e outra para manter o enredo da história.
Outra possibilidade é utilizar figuras de histórias diferentes, mas que tenham os
mesmos personagens.
· Livro sem palavras
Escolher uma paisagem de revista e scannear;
Construir 3 cenas no Paint a partir desta cena (releitura);
No Power Point, inserir cada uma das 3 cenas em um slide (3 slides) como segundo plano
ou como figura, dependendo como você irá fazer a impressão (com a opção "puro preto e
branco" os fundos de slide não são impressos);
Possibilidade de Continuação:
Cada grupo cria a sua história, escrita e narrada, ou pode ser só narrada (usando as
ferramentas de gravação de narração).
Ou, ainda, os alunos trocam as apresentações e escrevem a partir da ilustração dos
colegas. (Possibilidade de utilização para trabalhos cooperativos [salvar como] para não
perder a história original.)
Quantas histórias diferentes será que teríamos a partir da mesma ilustração?? Como
os colegas interpretam os desenhos dos outros??
Oportunizar que os grupos troquem as apresentações entre si, assistindo as histórias dos
demais.
· Livro de História:
Livro de história a partir de ilustrações digitalizadas de gibis. Selecionar
um mesmo personagem em diferentes cenas de diferentes gibis.
Digitalizar e fazer as alterações necessárias no Paint.
Inserir no Word, formatando a folha em paisagem e duas colunas.
Preencher o enredo entre uma cena e outra com a narração da história. Pode-se criar
a capa no final, quando a história está definida.
Produção de professor em curso
ATENÇÃO: cuidado com os direitos autorais! Sempre indique os ilustradores !!
Dica: Pode-se utilizar a mesma idéia com o Power Point, colocando cada desenho
em um slide, imprimindo vários slides por folha, como História em Quadrinhos.
· História em quadrinhos:
A) Criar personagens e cenários no Paint, inserindo no Power Point, com auto-formas de textos explicativos (balões de pensamento e fala). Personalizar a animação de cada objeto, para que os personagens e falas apareçam na ordem certa.
B) Pode-se pedir que cada aluno crie um cenário, um personagem, um animal e uma planta, para dispor todos em uma pasta comum. Pelo Windows Explorer os alunos podem visualizar as miniaturas dos desenhos e selecionar quais deles irá usar. Podem usar os desenhos de qualquer colega.
Produções de professoras em curso.
C) Pode-se utilizar o site http://www.dolls.com.br para criar personagens e cenários para captura através da tecla printscreen, seleção e salvamento no Paint e inserção no Power Point.
Produções de professoras em curso.
Retirei do blog http://informaticaeducativa.blogdrive.com visite você também.
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