CANTINHO DA TIA NEL

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terça-feira, 20 de setembro de 2011

Incentivo à leitura

Atividade orientada pela Professora do Pró Letramento (Valéria Aparecida Peixoto)




Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental 13 de Maio




Nível II A e B e 1º Ano - Matutino

Profª Josefa Souza Barros
Profª Maria José Cãndido dos Santo
Profª Maristela Aires de Carvalho
Profª Ernelvina Alves Mundoca (Lab. deInformática)




Projeto Visita à Biblioteca Pública Municipal
Incentivo à leitura nos anos iniciais de escolaridade






Redenção/PA
2011





PROJETO VISITA À BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL
INCENTIVO À LEITURA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE

1. APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA

O incentivo à leitura deve iniciar nos primeiros dias que a criança chega à escola. Uma vez que ela vive inserida em mundo letrado, onde a comunicação nos diversos meios sociais ocorre a todo instante em seu cotidiano.
Nesse processo, o papel da escola é sistematizar essa leitura, isto é, criar condições para que a criança organize e desenvolva as competências e habilidades necessárias para aprender a ler, a escrever, bem como a interpretar os diversos gêneros textuais que circulam em seu meio social, de forma a atender suas necessidades de comunicação. Pois as pessoas necessitam de ler livros, revistas, jornais, e interagir com essas leituras.
Diante disso, estamos organizando uma visita à biblioteca pública municipal, para que as crianças conheçam a diversidade literária ali existente. E assim, sintam-se incentivadas a construir novos hábitos de leitura e dessa forma desde cedo descubram o prazer proporcionado pela de leitura e escrita.

2. OBJETIVO GERAL
Incentivar a formação de leitores e escritores, a partir de experiências vividas nos anos iniciais da educação infantil e ensino fundamental tendo como foco outro espaço mais rico e dinâmico para a construção de saberes.
2.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Desenvolver o gosto pelos diversos gêneros textuais, a partir da visita à biblioteca;
b) Conhecer um novo ambiente pedagógico e de estímulo à leitura;
c) Integrar as classes participantes dessa visita;
d) Elaborar desenhos e produções textuais, a partir dessa visita;
e) Desenvolver a oralidade, por meio da observação proporcionada pela aula-passeio;
f) Motivar a família do aluno, tendo como pressuposto esse trabalho de campo.
g) Trabalhar as diversas áreas do conhecimento (português, matemática, artes, natureza e sociedade, geografia, religião);

3. METODOLOGIA
As ações serão concretizadas, permitindo o alcance dos objetivos propostos. Dessa forma, o desenvolvimento metodológico ocorrerá por meio de:
a) Observação do trajeto escola-biblioteca;
b) Apresentação do espaço da biblioteca;
c) Mostrar a diversidade do acervo cultural da biblioteca;
d) Ouvir a exposição ou relato de funcionários sobre a história da biblioteca;
e) Produção de novos conhecimentos por meio de desenhos, textos, oralidade, recorte, colagem.

4. RECURSOS
4.1- Humanos: alunos, professores, coordenação, direção, auxiliares de sala e família.
4.2- Materiais: papéis diversos (chamex, cartolina, madeira, cartão); lápis, canetinha, tesoura, cola, borracha, apontador, figuras diversas (desenhos, gravuras, fotografias), computador, máquina fotográfica, data show e o ônibus escolar.

5. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma contínua por meio de:
a) Observação direta e indireta do desenvolvimento da criança;
b) As atividades individuais e em equipe;
c) Elaboração das produções de desenhos, textos, oralidade;
d) Mudanças de atitudes das crianças (interesse, participação, motivação) relacionadas ao desenvolvimento do projeto.

6. CRONOGRAMA
O presente projeto será desenvolvido durante duas semanas do mês de setembro, de acordo com as seguintes datas:
a) dia 09: elaboração do projeto;
b) dia 12: entrega do projeto à direção e coordenação;
c) dia 13:entrega do projeto à direção da biblioteca pública;
d) dia 14: entrega de bilhete aos pais dos alunos;
e) dia 15: visita à biblioteca. Tendo em vista que as outras atividades serão realizadas dentro de um espaço de tempo de mais uma semana.



7. CULMINÂNCIA
Será realizada uma exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos neste período, os pais serão convidados para apreciar os trabalhos de seus filhos e para uma palestra sobre a importância de ler e contar histórias para os filhos, pois além de incentivá-los à serem bons leitores também estreitará os laços afetivos entre pais e filhos.

8. ANEXOS
São os elementos produzidos pelos alunos e professores, como: desenhos, gravuras, fotografias, textos (bilhetes, ofícios), cartazes, painéis e outros.



Visitando a Biblioteca Pública
















Aluno lendo (na biblioteca)






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