CANTINHO DA TIA NEL

CANTINHO DA TIA NEL

VOCÊ VEIO...

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A Arte da comunicação em sala de aula

Achei importante! Copiei e colei

A Arte da Comunicação na Sala de Aula

Prof. Maurício ApolinárioProf. Maurício Apolinário
prof.mapolinario@gmail.com
www.mauricioapolinario.com.br
Na sala de aula, o professor comunica-se com seus alunos.

Ele recebe diplomação para lecionar, ministrar conteúdos, mas, em muitos casos, é deficiente na comunicação.

Tendo entrado na sala de aula, deve combinar e harmonizar os diferentes alunos disciplinarmente e, assim, conduzi-los ao aprendizado.

Para isso, é necessário que seja hábil na comunicação. Nada mais difícil do que ela! A dificuldade na comunicação consiste em não saber se expressar bem e muito menos transmitir informações.

Assim, a má qualidade de comunicação tornou-se um dos principais problemas que atingem as salas de aula. Para fazer-se entender, embora pareça muito fácil, é necessário o conhecimento do exercício da linguagem, saber transmitir, que é diferente de expressar. Tal é a arte da comunicação.
Dialogar com o aluno é vantajoso; com uma turma indisciplinada, muito arriscado: as vantagens e os riscos são inerentes à comunicação.

Se, a fim de manter a disciplina, se colocar com autoritarismo, é provável que nada consiga. Por outro lado, dialogar com o mesmo propósito é mais vantajoso.

A comunicação tem, portanto, para o professor, um papel de fundamental importância para a concretização de seus objetivos. Se o objetivo for determinado apenas a manter os alunos calados e quietos enquanto ministra o conteúdo de sua disciplina, o professor, inevitavelmente, cairá nas mãos dos alunos.

Os professores mais bem preparados resolvem conflitos por meio do diálogo; os estafados baterão de frente com os alunos e, dessa forma, será derrotado.

Se gastar cinqüenta minutos para conquistar os alunos por meio do diálogo, ganhar-se-á os outros cinqüenta das aulas subseqüentes, e atingirá o objetivo.

Se gastar cinqüenta minutos com sermões, jamais poderá obter êxito.

Pode-se concluir, então, que um professor que não sabe dialogar está perdido; sem diálogo está perdido; sem facilidade de comunicação está perdido.

Ninguém pode ser bem sucedido na sala de aula sem estar ciente da importância do diálogo.

Não se está preparado para comandar uma sala de aula, sem estar familiarizado com a comunicação – seu processo, elementos, barreiras.

Não se é capaz de ministrar uma boa aula, a menos que se utilize uma comunicação eficaz.
Na sala de aula, faça-se uso da comunicação e o êxito será obtido. Faça-se uso do diálogo para obter uma vantagem concreta no que tange à disciplina.

Que a rapidez do diálogo seja a do vento; sua solidez, a da floresta. Na resolução de conflitos, seja como a água; na chamada de atenção, como a brisa.

Antes de cada atitude nos momentos de conflito, deve-se ponderar e deliberar.
Será vitorioso aquele que conhecer o artifício do diálogo. Tal é a arte da comunicação.

O Livro de Provérbios de Salomão estabelece: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” e “A língua branda esmaga ossos” .
Gritos e sermões, críticas e gozações são meios que levam os alunos a ficarem contra o professor.

Na explanação de conteúdo, deve-se fazer uso de uma linguagem simples, acessível a todo tipo de aluno. Retóricas não conduzem os alunos ao aprendizado.

Uma turma inteira pode ser conduzida ao aprendizado se o professor souber transmitir a matéria e se fazer entender.

O moral do aluno é mais elevado quando entende o que lhe é explicado; não entendendo, começa a desanimar; e, desanimado, sua mente deixará de concentrar.

Um professor inteligente, portanto, é beneficiado com alunos de moral elevado, mas encontra dificuldades quando estão apáticos e inclinados a se retraírem. Essa é a arte de estudar os ânimos.

Com seus alunos animados por aprenderem a matéria, ele conduz suas aulas com sucesso. Essa é a arte de manter a comunicação.
____________________________________________
Extraído do livro "A Arte da Guerra para Professores", do mesmo autor.

Entre em contato com o autor: prof.mapolinario@gmail.com

2 comentários:

  1. Oi Nel, amei receber a sua visitinha. Vou seguir o seu cantinho também.
    Parabéns pelo seu trabalho aqui.
    Fique à vontade para voltar sempre no Ed. com Arte.
    Tenha uma ótima semana!
    Beijinhos!
    Olímpia ♥

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post!! é sempre muito importante falarmos sobre educação!!
    Estou te seguindo!! espero contar com seus comentários em meu blog também!! e assim podermos trocar informações que só nos fazem bem!!
    beijos
    www.vimpraserfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir