CANTINHO DA TIA NEL

CANTINHO DA TIA NEL

VOCÊ VEIO...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O lúdico na Sala de aula.

O lúdico nas salas de aulas

O lúdico na sala de aula

Durante o período escolar freqüentamos diferentes salas de aulas onde nos é imposto por professores e diretores um processo de ensino já bem definido, instituído pelos parâmetros que regem o ensino nacional, mas nesta coluna pretendo abordar um novo sistema que vem acrescentando algo importante nas escolas. Felizmente, alguns professores já entendem que o melhor a fazer é integrar o processo de ensino com o processo de aprendizagem e que estes processos só serão integrados se a metodologia aplicada nas salas de aulas for compreendida, pois só há aprendizagem quando há absorção do ensino.

Desta forma, todos os professores-educadores deveriam, antes de qualquer coisa, se preocupar se aquilo que estão transmitindo está sendo percebido pelos alunos com facilidade. É muito simples utilizar brincadeiras e atividades recreativas com os conteúdos a serem aplicados, basta adquirir um pouco do conhecimento sobre a metodologia lúdica, lúdico que segundo BARBANTI J. V., (1994) quer dizer: que tem o caráter de jogos, brinquedos, divertimento. Analisando o significado desta palavra pode-se perceber que o lúdico é então um processo de diversão que pode ser aliado a conteúdos e metodologias de ensino nas salas de aulas ou em qualquer outro estabelecimento que necessite transparecer assuntos e debater questões de interesse geral.

Muitos professores-educadores podem se adaptar melhor a outros sistemas, mas acredito que realmente vale a pena abrir os campos de conhecimento e tentar fazer com que as aulas sejam compreendidas por todos e não somente pela minoria. Na atualidade, já tem surgido alguns exemplos de profissionais que adotaram essa metodologia lúdica e que além de conseguirem transparecer todo o conteúdo que devem cumprir, ainda conseguem bons resultados quanto ao processo de avaliação dos alunos e, ainda mais importante conseguem desenvolver laços de amizade e despertar emoções em seus alunos.

A partir destes resultados percebe-se que a recreação e o lúdico são grandes ferramentas para aliar o que se deve fazer ao que se gosta de fazer. Para percebermos ainda mais a importância disso tudo devemos citar que os grandes resultados só aparecem quando existe prazer no que se está fazendo, quando disciplinas escolares passam a ser divertidas e não mais aquele "bicho de sete cabeças" que as crianças e adolescentes rejeitam, cumprindo as normas porque dizem que o estudo é importante. O que as crianças querem é descobrir esta importância e não simplesmente ouvir que é importante para o seu futuro, afinal, que criança que pensa em futuro?

Crianças sentem-se atraídas pelo novo, e acima de tudo gostam de brincar, de divertir-se, por isso é importante que os professores elaborem as feiras de ciências, as olimpíadas de matemática, os super desafios de redação, as gincanas de geografia e muito mais, transformando as salas de aula num lugar de alegria e aprendizado, pois o ensino só se torna importante quando este existe!

Tiago Simões - Educação Física (CREF: 33743G/SP)

Fonte de pesquisa www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário