CANTINHO DA TIA NEL

CANTINHO DA TIA NEL

VOCÊ VEIO...

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Poemas selecionados pelos alunos do 5º Ano "B"

Leia os Poemas produzidos durante as oficinas na Olimpíada de Língua Portuguesa
Tema: O lugar onde vivo.


AS COISAS DA MINHA CIDADE!


Eu nasci em um lugar

Bem no sul do Pará

Coitadinha era tão pequenina

Que cabia em um só olhar.


Oh! Cidadezinha que era pequenina

Era tão pequena e bonitinha

E hoje me traz tanta alegria

Em vê-la crescer a cada dia.


Cidade bonita

Cidade criativa

Cidade bendita.


O lugar onde vivo

Traz-me muita alegria

Em ver todos os dias

Essa linda maravilha.


A comida do meu lugar

É gostosa de arrepiar

Se você experimentar

Eu aposto vai gostar.


Tem maniçoba, tacacá

Açaí e vatapá

Tanto a bebida quanto a comida

Dá prazer em provar


Os córregos têm poluição

Mas também tem preservação

E vejo a todo dia

Uma grande multidão.


Minha terra tem muitas matas

Que até me causa dó

De serem destruídas

Com as queimadas ao redor.


Cidadezinha que era pequenina

Fica aqui no sul do Pará

Tão grande e bonita

Que não cabe num só olhar.

Rebeca de Oliveira Lobo

5º Ano- B




OBSERVANDO O LUGAR QUE VIVO


Pelo percurso dessa viagem

Muitos vão poder observar

Por muitas fazendas e lugares

Vocês vão se apaixonar.


Aqui também tem

Escolas para seu filho estudar

E lindos lugares pra você frequentar.


Cidadezinha suas belas praças

Alegra o meu olhar

Que tenho tanto a lhe agradecer

Pelo canto das pipiras

Eu vou te explicar

Pelo barulho das cachoeiras

Vou te encantar


Cidadezinha

Que tem lindas paisagens

Pra você passear


Cidadezinha

Que tenho tanto que agradecer

O canto do sabiá

Faz eu me alegrar.


Marcelo Costa da Silva

5º Ano – B




O SEGREDO DESSE LUGAR


Aqui é o lugar

Onde os passarinhos

Cantam na janela

Chamando linda Arabela


Aqui é a cidade

Onde as borboletas

Gostam de passear

Olhando o lindo e belo lugar.


Aqui tem união

Do povo cuidando desse chão

Dessa cidade que chama a atenção.


Aqui é o estado onde

As pessoas

Gostam de olhar

As estrelas brilhar

Nas noites de luar.


Aqui tenho

Muitas amizades

Para crescer

Com felicidade.


O segredo daqui

É o amor e a esperança

Que não se cansam de existir.

Jozani P. de Sousa

5º B

Nenhum comentário:

Postar um comentário